Com certeza você já deve ter escutado falar na Teoria da Relatividade. Ela foi uma das maiores descobertas do físico alemão Albert Eistein e até os dias de hoje, ela é matéria na escola. Muitas vezes, esta teoria está entre uma das primeiras matérias da física para que se possa exercer qualquer outro tipo de exercício e entender o conceito fundamental da física.

Mas, será que você sabe ou se lembra do que se tratar a Teoria da Relatividade?

O que é?

Teoria Relatividade

Durante o ano de 1905, o físico alemão descobriu algo incrível para a física. Era o começo de mais uma nova descoberta que prometia mudar muitas coisas e formas de pensar das pessoas. Ele afirmou que o tempo e o espaço são coisas relativas e que estão totalmente e também profundamente entrelaçados.

No início, parecia algo bem complicado de se entender e até mesmo um verdadeiro bicho de sete cabeças. Mas, a verdade é que é muito mais fácil do que se imagina. Isso porque, a principal sacada para conseguir compreender a tal teoria é aprender a enxergar o tempo como se fosse uma espécie de lugar onde a gente caminha.

Por exemplo, mesmo que agora você esteja parado lendo este artigo, você com certeza está se movendo, pelo menos, de acordo com a dimensão do tempo. Afinal, os segundos estão passando, e isso significa que você se desloca pelo tempo como se estivesse em um trem que corre para o futuro em um ritmo totalmente constante.

Bem, até aí você deve estar pensando que isso não é nenhuma novidade bombástica. Mas, Einstein também descobriu algo surreal ao constatar que esse “trem do tempo” pode ser acelerado ou freado. Pois, ele percebeu de que o tempo pode passar muito mais rápido para uns e também bem mais devagar para outros. Podendo afirmar então que quando um corpo está em movimento, o tempo passa mais lentamente para ele.

Isto quer dizer se você estiver andando, as horas vão ser mais lentas para você do que para alguém que esteja parado. Mas, como as velocidades que vivenciamos durante o dia são consideradas muito pequenas, a diferença na passagem do tempo é ínfima. Um exemplo bem fácil de entender esta teoria, é que se fosse possível passar um ano dentro de uma espaçonave que se move a exatamente 1,07 bilhão de km/h e depois retornar para a terra, as pessoas que ficaram por aqui estariam dez anos mais velhas.

Relatividade Teoria

Como funciona?

Einstein fez uma descoberta para lá de genial. Ele demonstrou de que o espaço, massa e gravidade estão totalmente interligados. Segundo o físico alemão, tudo no universo se move a uma velocidade que está distribuída entre as dimensões de tempo e espaço.

Com isso, muitas coisas somente são possíveis por conta desta teoria. O magnetismo, capaz de deixar nossos ímãs na geladeira é uma delas. Se considerarmos que o tempo é relativo, duas pessoas próximas à velocidade da luz veriam dois fenômenos diferentes ao observar o magnetismo. Uma veria um campo magnético e outra um campo elétrico.