Colégio Web

O que são as estrelas cadentes?

Você sabe o que é uma estrela cadente? Essa pergunta parece fácil de ser respondida, mas a maioria das pessoas não sabe ao certo o que são. Confira!

Publicidade

Uma das coisas mais comuns que aprendemos quando ainda somos crianças é aquela história de que quando virmos nos céus uma estrela cadente temos de fazer um desejo para ela. Quem nunca fez isso quando criança? Ou até mesmo quando adulto?

Pois você sabe o que é uma estrela cadente? Essa pergunta parece tão fácil de ser respondida, mas a grande verdade é que a maioria das pessoas não sabe ao certo o que são as estrelas cadentes ou sequer o que proporciona esse fenômeno nos céus do Brasil e do mundo.

Pois muitas pessoas vão se impressionar ao descobrir que o fenômeno popularmente conhecido por estrela cadente nada mais é do que um meteoro que adentra na atmosfera da Terra.

Origem da estrela cadente

A ideia de chamar esses fenômenos de estrelas cadentes, ou estrelas que caem, data da Antiguidade, quando se olhava para os céus com muita curiosidade e imaginação. Ao ver que algumas estrelas aparentemente caiam dos céus, as pessoas prontamente chamaram-nas de estrelas cadentes.

Há diversos casos de meteoros que adentram na nossa atmosfera, ou que apenas passam ao longe, porém os mais visíveis são os que invadem nossa atmosfera, e são esses que provavelmente criaram o mito das estrelas cadentes.

A forma como esses meteoros ou meteoritos são vistos depende de diversos fatores: da composição do corpo celeste, da velocidade desse meteoro. Disso resulta a cor do que é avistado e também o formato, já que alguns deixam rastros imensos, ao passo que outros mais parecem estrelas em movimento, sem rastro algum.

Estrelas Cadentes

A maioria sequer é avistada, mas os que o são, representam a totalidade das estrelas cadentes visualizadas ao redor do mundo.

As tradições populares variam de país para país e de cultura para cultura, portanto, às estrelas cadentes, são atribuídas diversas coisas: maus presságios, sorte, saúde etc.

A mais comum de todas é a do mito relatado no primeiro parágrafo deste texto. As origens desse mito são confusas, mas provavelmente residem na Europa.

O mais curioso sobre o mito de se fazer um pedido quando se vê uma estrela cadente, é que na verdade, além de não ser de fato uma estrela (que se caísse do céu provavelmente destruiria todo o planeta Terra e praticamente metade do sistema solar), ela não passa de um pedaço de rocha que viaja pelo espaço. Ou seja, esse pedaço de rocha entra na atmosfera terrestre e se desintegra, muitas vezes antes mesmo de tocar o solo do planeta.

Sabendo disso, parece que somos idiotas por fazermos pedidos para um simples pedacinho de rocha espacial que vira poeira ao entrar em nossa atmosfera, não é mesmo?

É por isso que prefiro o mito, que é muito mais belo e bem menos prático e lógico, afinal de contas, o que seria de nós se não tivéssemos a imaginação e o aspecto lúdico? Provavelmente ainda estaríamos batendo pedras para tentar fazer fogo em alguma planície da África.

Precisamos de um pouco de imaginação, seja para dar mais glamour à realidade, ou seja, apenas para tornar mais bela a nossa vida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados