Colégio Web

O que é um Transformador Trifásico?

Publicidade

Primeiramente, vamos entender o que é um transformador, qual é a sua utilidade e aplicação. Este é um dispositivo que tem como objetivo transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro. Este processo faz com que tensões ou correntes sejam induzidas, ou ainda podem alterar os valores das impedâncias ou de um circuito elétrico.

Existentes desde 1831, quando Michael Faraday sentiu a necessidade de criar um aparelho que fizesse a transmissão de energia elétrica, os transformadores funcionam com os princípios do eletromagnetismo, baseados na Lei de Faraday-Neumann-Lenz e na Lei de Lenz. Estas duas indicam que para ser possível criar uma corrente elétrica em um circuito, basta que este esteja submetido a um campo magnético variável. Então, por ser necessária essa variação no fluxo magnético, os transformadores só conseguem trabalhar quando estão em correntes alternadas.

Formação

Transformador Trifásico

Um transformador simples tem em sua formação alguns elementos essenciais para que possa funcionar. O primeiro deles é o enrolamento, que é composto por várias bobinas que, na maior parte das vezes, são feitas em cobre eletrolítico com uma camada de verniz sintético para funcionar como isolante.

Ele também possui um núcleo, que normalmente é fabricado em um tipo de material ferromagnético e acaba sendo responsável por repassar a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.

O enrolamento junto ao núcleo são os componentes popularmente chamados de parte ativa. O restante das peças que compõe um transformador é intitulado de acessórios complementares.

Quando um transformador possui dois enrolamentos, é comum que sejam chamados de enrolamento primário e de secundário. Ainda há aqueles que possuem três enrolamentos. Quando este é o caso, esta terceira peça ganha o nome de terciária.

Existem alguns casos de transformadores que possuem somente um enrolamento, que nada mais é do que o primário com uma conexão direta com o enrolamento secundário, sem que haja nenhum tipo de isolação entre eles. Neste caso, o nome dado é autotransformadores.

Trifasico Transformador

Transformador Trifásico

Agora vamos ao transformador trifásico. Ele funciona da seguinte maneira: esta peça possui em seu interior três transformadores que podem ser acionados de diferentes maneiras. Por exemplo, quando se faz a ligação dos enrolamentos primários em forma de triângulo e os secundários no formato de estrela, conseguimos um grupo em que o primeiro irá receber uma corrente trifásica e o secundário ficará com três fases e o neutro, que neste caso será o centro da estrela.

Com isso, podemos ter diversas formas de tensões, que podem ser classificadas em simples ou compostas. Se formos falar da distribuição da energia elétrica, conseguimos ver 400 volts entre fases em três situações. Em relação a 230 volts, o temos em qualquer uma das fases, inclusive no neutro.

Mas para que servem os transformadores trifásicos? Eles são, em geral, utilizados em locais de altas potências, como cabines primárias e postes de distribuição. Porém, alguns equipamentos os utilizam em suas entradas de energia com uma técnica conhecida por isolação galvânica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados