Colégio Web

O que é um galvanômetro?

Publicidade

Muitas vezes nos deparamos com termos técnicos e conceitos de aparelhos e utensílios que podem ser muito uteis no nosso dia a dia, mas que tem uma compreensão mais difícil do que se pensa da sua utilização. Pensando nisso, há uma serie de termos muito empregados e que podem ser bastante interessantes para o seu crescimento cognitivo. Sob essa perspectiva, você já deve ter se pego ouvindo o termo galvanômetro, mas de verdade você sabe o que ele significa?

Entende-se por galvanômetro o instrumento que se utiliza para medir as correntes elétricas com baixo nível de intensidade ou então para fazer a medição exata de potenciais elétricos entre dois pontos. O principal aparelho que se utiliza de um galvanômetro é o multímetro analógico, que liga um aparelho desse a uma chave seletora, alguns resistores externos e uma bateria.

O que é um galvanômetro

Dessa forma, o usuário pode optar pelo funcionamento como um amperímetro, que é o aparelho que mede a intensidade do fluxo da corrente elétrica que passa por meio da camada transversal de um condutor, ou então como um ohmímetro, que é o tipo de aparelho que se destina a medir a resistência elétrica do meio em que está inserido, ou então como um voltímetro, que são os dispositivos capazes de medir as tensões elétricas que acontecem dentro de um circuito elétrico.

Para sua utilização, o tipo mais comum que se pode ter acesso de galvanômetro é o de bobina móvel, que consiste numa estrutura de bobina formada por um frio bastante fino que e posto sobre um eixo móvel e instalado entre dois polos de imãs. Acontece que o aparelho ao receber algum tipo de carga elétrica pela bobina, tende a responder com a formação de um tipo de campo magnético que reagirá com o campo magnético do imã, de modo a fazer com que a bobina rode, fazendo com que o ponteiro do aparelho ganhe rotação e seja deslocado até o ponto numérico que melhor interpreta em valor graduado a intensidade e o valor da corrente elétrica percebida naquele circuito.

galvanômetro

Sendo assim, o galvanômetro pode ser muito útil também para medir e dimensionar grandezas elétricas, como potência e resistência da rede elétrica e fiação, tensão contínua e tensão alternada desse mesmo circuito. Além disso, há também o galvanômetro de ferro móvel, que apresenta as mesmas funcionalidades, mas é menos utilizado por ser menos resistente e mais passível de quebra e erros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados