Colégio Web

O que é o Halo Solar?

Publicidade

Sendo um fenômeno ótico impressionante, o halo solar chama a atenção do público quando aparece no céu. Resultante da interação entre a luz do sol com pequenos cristais de gelo, elementos que ajudam na composição de determinadas nuvens, os halos aparecem ao redor do sol.

A presença constante de certo tipo de nebulosidade permite a formação do halo nos céus, se espalhando entre os elementos. As nuvens cirrustratos se espalham pelo céu como um véu fino, passando despercebidas frente ao sol. O céu torna-se esbranquiçado, mas não coberto, e esse efeito permite ao halo aparecer a olho nu, nos horários de pico solar.

Solar Halo

O fotometeoro, semelhante a um arco-íris ao redor do disco solar, impressiona pela beleza de um círculo colorido ao redor do sol. Em áreas levemente nubladas, como São Paulo e Paraná, é comum encontrar esse tipo de fenômeno. As cores dispostas na sequência do halo obedecem a mesma ordem de cores do arco-íris, graças a ordem de iluminação e aos fatores ópticos. A luz, refletida e refratada pelos cristais de gelo que ajudam na formação do fenômeno, ajudam a dispersar as cores pelo círculo.

Os cristais de gelo formados, que ajudam na ação cromática do fenômeno, acontecem em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite. Quando seu aparecimento acontece, os meteorologistas podem prever temporadas de chuvas, já que o tipo de nuvens que acompanham os cristais é um indicador da aproximação de um sistema frontal (indicador de chuva).

É comum observar o fenômeno também ao luar, com um halo lunar ao redor da lua, em noites não estreladas. A formação surge graças às mesmas circunstâncias, baseando-se na luminosidade oferecida pela lua em noites de lua cheia ou nova.

Halo Solar

O fenômeno é constantemente associado a ideias esotéricas, indicando vários tipos de mensagens e presságios aos signos do mês ou aos planetas alinhados que influenciam na astrologia. Em algumas religiões, o fenômeno também representa determinadas previsões.

No Brasil, o fenômeno é mais visto durante a noite, no halo lunar, com algumas raras e surpreendentes ocorrências durante o dia. Uma ótima oportunidade para fotografias, o halo é um dos fenômenos preferidos dos profissionais da área, aparecendo em destaque nas fotografias e contando com uma composição bem colorida e curiosa.

Fique atento aos sites de meteorologia de sua cidade para acompanhar a previsão de um próximo halo solar ou lunar. Aproveite para tirar belas fotografias e registrar o lindo fenômeno!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados