Colégio Web

O que é movimento de rotação e translação?

Publicidade

O planeta Terra faz parte do Sistema Solar e está em constante movimento. Em distância do Sol, ele é o terceiro planeta. A Terra realiza dois movimentos que chamamos de movimentos de rotação e de translação.  Vamos entender o que são tais movimentos!

Movimento de rotação

Um dos movimentos da Terra é a rotação. Você já observou um pião girando? Pois o movimento de rotação que a Terra faz é como o girar de um pião, pois ela gira em torno de si mesma resultando os nossos dias e noites.

Quando a Terra faz o movimento de girar, a parte que fica voltada para o Sol é iluminada, e a outra parte está escura por não ter a luz do Sol. Enquanto que na face iluminada é dia; na outra face é noite. A volta que a Terra dá em torno de si mesma leva aproximadamente 24 horas, ou um dia.

Rotação Translação

Ao amanhecer, o Sol surge no horizonte e ilumina essa parte da Terra. Esse lado em que o Sol nasce recebe o nome de nascente.

Ao entardecer, o Sol vai desaparecendo no horizonte e a noite inicia com sua escuridão. O lado que o Sol se põe recebe o nome de poente.

Movimento de Translação

O movimento que a Terra realiza ao redor do sol recebe o nome de translação. Para que a Terra faça uma volta completa em torno do Sol, demora aproximadamente 365 dias, ou um ano. As estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são determinadas pelo movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra. As estações do ano são definidas dessa forma devido à desigualdade do recebimento de luz e calor do Sol. Sendo assim, mais afastadas da Linha do Equador as estações do ano são bem definidas: o inverno é muito frio em que o clima é bem rigoroso, a primavera é florida, o verão é bem quente e no outono as folhas caem das árvores e o clima fica mais ameno.  No momento que nos afastamos para os polos, o clima é sempre frio.

As estações do ano no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul são opostas: quando no Hemisfério Sul é verão, no Hemisfério Norte é inverno.

Translação Rotação

No Brasil, antigamente as estações eram bem mais definidas. Por causa das mudanças climáticas, elas são mais maleáveis. As estações do ano no Norte e no Nordeste possuem características diferentes das estações do Sul e do Sudeste.

No Norte e no Nordeste mesmo sendo inverno, a temperatura é elevada e as chuvas acontecem com muita frequência. Já o inverno nas regiões Sul e Sudeste as noites são mais longas e frias, quase não chove e o clima é bem seco.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados