Colégio Web

O que é a cinemática?

Publicidade

Um dos ramos da física menos conhecido do grande público, a cinemática é responsável por descrever os movimentos dos corpos sem apresentar qualquer tipo de preocupação com a análise das suas causas, que é retratada pela dinâmica.

Pois é sobre a cinemática que iremos tratar a seguir, em um artigo instigante que nos revela muito sobre o funcionamento desse importante e tão pouco conhecido ramo da física. Vamos conhecê-la?

Conceitos básicos da cinemática

A cinemática apresenta alguns conceitos básicos que podem ajudar a entendê-la, sendo que é a partir deles que tudo que está relacionado a ela é criado, estudado e observado.

Com isso, surgem os graus de liberdade, que são essenciais para a realização da medição exata dos objetos e pontos em movimento.

formulas cinematica

Há também o que chamamos de movimento dos corpos rígidos, que é representado pela posição de um ponto do corpo, bem como pela sua orientação do eixo em relação ao corpo.

Há ainda o movimento em uma, duas ou três dimensões, além dos movimentos dependentes, sendo que todos são importantes conceitos básicos para quem deseja entender os fundamentos da cinemática.

Aplicações da cinemática

Como praticamente todos os ramos da física, também a cinemática é importante e possui muitas aplicações interessantes em atividades de nosso cotidiano.

Algumas dessas aplicações mais comuns são as seguintes: calcular o tempo gasto com viagens, bem como a distância entre lugares, além de aproximar as distâncias de movimentos retilíneos, oblíquos e circulares.

Por fim, a cinemática é muito aplicada para ajudar no entendimento da mecânica automotiva, já que ajuda a definir melhor o que é aceleração, velocidade máxima, entre outros conceitos comuns desse meio.

Ela também é muito utilizada para melhorar o desempenho dos motores automotivos, pois ajuda no entendimento de tudo que é necessário para o desenvolvimento deles.

Cinematica

Pois são os principais princípios da cinemática que tornam esse importante ramo da física tão útil e tão fundamental para quem quiser entender um pouco mais sobre eles.

Com a cinemática, é possível realizar aplicações no cotidiano, fazendo com que as coisas evoluam de modo mais simples e mais fácil, melhorando o nosso entendimento em relação ao que ocorre de importante ao nosso redor.

Por isso, estudar a cinemática e toda a sua importância será fundamental para profissionais que pretendem atuar em ramos como a indústria automotiva, por exemplo. Ou em ramos como o turismo ou o transporte aéreo. Que são ambos ramos muito importantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados