Colégio Web

O que é abrir um loop magnético?

Publicidade

Você já ouviu falar de uma antena loop? Pois se você ainda não ouviu, com certeza você irá se interessar por este assunto, afinal de contas elas são muito difundidas, especialmente entre os amantes do rádio amador.

Mas para entender melhor como ela funciona, é importante demais que se procure entender primeiramente o que vem a ser um loop magnético. Portanto, nós vamos procurar mostrar nas próximas linhas, o que é abrir um loop magnético. Preste atenção!

O que é?

abrir um loop magnético

Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha a real noção do que vem a ser um loop magnético, que nada mais é do que um tipo de antena, que é considerada pouco eficiente em linhas gerais, mas que pode ser muito útil para a recepção.

Elas são baseadas no conceito de espirais de material condutor, que formam um sistema, que é o loop propriamente dito que dá nome ao conjunto, sendo muito reconhecidas por conta de sua ressonância na frequência de operação.

Uma antena loop pode ser construída de diversas formas e tamanho, mas a mais usualmente vista em mãos de rádio amadores é a que é composta por uma única espiral, que normalmente é conhecida por ser capaz de abrir um loop magnético.

Estas pequenas antenas, como já dito anteriormente, não são das mais eficazes que há, mas são muito interessantes, principalmente para quem pratica o rádio amadorismo.

Como abri-lo?

Um dos pontos que mostra bem como a antena loop magnética é realmente prática e flexível tem a ver com o fato de que ela pode ser utilizada em posição vertical e também em posição horizontal.

Por ser uma forte irradiante de altíssimo “Q”, a antena loop magnética exige que sintonize o capacitor variável sempre que a frequência se muda, ou então sempre que a banda é alterada.

Isto se dá por conta do fato que a alta incidência de “Q” acaba por resultar numa banda passante que é bastante estreita.

O que é abrir um loop magnético

Mas isto também acaba por se converter numa vantagem, já que a antena loop magnética também apresenta uma maior rejeição aos chamados sinais indesejados, fazendo com que a qualidade da recepção seja aumentada consideravelmente.

Abrir um loop magnético é algo que pode ser considerado por muitos extremamente simples, já que não exige que se tenha muitas parafernálias, o que explica o seu sucesso entre os rádio amadores do mundo todo.

Para fazer com que o loop magnético seja aberto, é necessário, especialmente em lugares como a praia, o campo ou a montanha, que a pessoa posicione a antena loop magnética na posição vertical, para que haja uma maior irradiação horizontal das ondas.

Deste modo, seu diagrama de irradiação ganha o formato de um “8”, e seu alcance pode ser melhorado com a movimentação que a pessoa que a esta manipulando faz.

Por ser pequena e leve, ela pode ser reposicionada sempre que for necessário fazer qualquer tipo de alteração de frequência, e os resultados serão sempre os melhores possíveis.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados