Colégio Web

Medidor de vazão: o que é e como funciona

Publicidade

Também chamado de rotâmetro, o medidor de vazão é um dispositivo muito utilizado na mecânica dos fluidos para medir a vazão de um gás ou líquido em um tubo, ou seja, volume que passa por unidade de tempo em um determinado espaço.

Com mais de 100 anos de história, esse objeto foi inventado pelo Karl Kueppers, na Alemanha. Após a criação, indústrias passaram a utilizá-lo e corroborar sua qualidade para a medição de vazão.

O que é o medidor de vazão?

Baseado em algumas leis da física, o rotâmetro é formado por um tubo transparente e dotado de escala, junto a um flutuador, que se move livremente pela área fornecida. Apenas é alcançado o equilíbrio, quando a diferença da impulsão do fluido e da pressão compensa a gravitação.

Vazão Medidor

Quanto maior a vazão, maior a área necessária para suportá-la, assim, o corpo flutuante é empurrado para cima. Esse pode ser circular (esfera) ou elipsoide.

Vantagens e desvantagens de um medidor de vazão

Todas as pessoas podem utilizar um medidor de vazão, desde que apresentem o instrumento. Essa é a sua maior vantagem: não há necessidade de alimentação externa ou aparelhagem industrial!

Além disso, o preço é baixo, também. Por apenas utilizar a gravidade, o recipiente não necessita de materiais caríssimos, o que facilita a produção por parte das fabricantes.

No entanto, ele apresenta alguns pontos negativos. Um deles é que o rotâmetro precisa estar na posição vertical, de modo que receba a força gravitacional de 9,8 m/s, ao nível do mar. Outro ponto a ser mencionado é que a escala do medidor pode estar configurado para determinado líquido ou gás, então, o utilizador necessita buscar outros valores, condizentes com o fluido em ação.

Medidor de Vazão

Por ser feito de vidro, é impossível utilizar fluidos com propriedades corrosivas, o que limita, também, as experiências no laboratório. E por que utilizam esse material? Simples: precisa ser transparente, o que se torna outra desvantagem.

De todo o modo, o medidor de vazão é um dispositivo mais do que necessário por parte dos cientistas e profissionais que trabalham com assuntos relacionados a tal. Ele foi criado em 1908 e ainda é bastante famoso, o que só comprova que, mesmo com tanta evolução tecnológica, ele ainda apresenta o seu espaço no mercado.

E você? O que mais pode acrescentar? Comente!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados