Colégio Web

Impulso de uma força

Publicidade

Sempre que ocorrem colisões , explosões , verificam-se que entre as partículas do sistema as forças trocadas são internas e de curta duração. Durante o intervalo de tempo em que as forças agem , há uma variação em sua intensidade.
O impulso ( I ) de uma força constante é uma grandeza vetorial que possui a mesma direção e o mesmo sentido da força bem como a intensidade igual ao produto da intensidade da força pelo intervalode tempo em que ela atua. Veja o esquema.

Teorema do Impulso
Numa partícula que descreve o movimento retilíneo uniformemente ariado , é fácil verificar que a variação da quantidade de movimento é medida pelo impulso produzido pela força resultante.

Agora vamos desenvolver o Teorema do Impulso , aqui aplicado apenas no caso de movimentos de partículas ele é aplicável a qualquer tipo de movimento , como acontece em cursos mais avançados de física.

De acordo com a segunda lei de Newton
A igualdade Ir= Qr – Q  significa que o impulso da força resultante é igual a variação da quantidade de movimento da partícula , para um dado Intervalo de tempo (Teorema do impulso ).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados