Colégio Web

Importância da filosofia da física

Publicidade

É normal perceber dentro de uma sala de aula, do ensino médio, por exemplo, vários alunos questionando: “Mas qual é o motivo de estudar e para que serve a filosofia?”

Assim, mesmo que muitos não saibam a importância ou que logo de cara consideram a filosofia uma prática que não serve para nada, ela vai muito além disso. A filosofia nos leva a argumentar sobre as coisas a nossa volta, e também nos ajuda a entender melhor a nossa existência.

Portanto, temos uma reposta para essa pergunta inicial: “A filosofia é o conhecimento para construir o futuro e o motivo para entender tudo o que nos cerca”.

Afinal, qual é o conceito de filosofia?Fisica Filosofia

A filosofia nos ajuda a pensar, aprender, a refletir e principalmente despertar o nosso senso crítico – que envolve diversas questões do mundo.

Por ser um dos campos de estudos mais antigos, ela não se resume somente a discussões antigas. Ela também pode ser considera como a prática da análise e reflexão, que busca explicações e conhecimento sobre nós e o mundo, atualmente ou não. Fazendo reflexões desde questões éticas a políticas, ela também estuda obras de muitos filósofos e procura compreender seus conceitos.

Qual a sua importância?

Para todas as pessoas que querem entender a si mesmo e conhecer e tudo o que está a sua volta, e também querem questionar fundamentos das ciências e das religiões, a filosofia se torna útil, já que é por meio dela que você encontra as respostas das perguntas como “Qual o sentido da vida?”, por exemplo. Além de possibilitar que você supere uma situação que lhe foi imposta e não escolhida.

Outro ponto positivo é que investigar e questionar a natureza, o homem e o mundo, faz com que o filósofo desenvolva pesquisas e projetos educacionais nas escolas e empresas, que vai beneficiar muitas outras pessoas.

Educação: Filosofia x física

Filosofia Fisica

Como ensinar filosofia na escola? E o mais difícil: Como ensinar nos dias de hoje? Um ensino filosófico condiz com a idade e com as experiências de cada aluno, assim, para que um professor de filosofia consiga aplicar essa disciplina nas escolas é preciso que ele estimule seus alunos para refletirem sobre as suas dúvidas e seus conceitos de vida. Portanto, dessa forma, o professor vai conseguir colocar em prática o senso crítico aos alunos.

Partindo disso, como explicar a relação entre a física (ciência) como a filosofia? Será que a física também pode resolver a origem de tudo? E como aplicar isso em sala de aula também?

O principal objetivo da física é encontrar as leis que regem o universo. A filosofia da física envolve assuntos metodológicos e metafísicos. Dessa forma, os primeiros estudos se basearam em refletir como a física vai lidar com os elementos do universo, surgindo assim, a hipótese que tudo não passa de partículas, e que podemos conhecer todo o nosso passado e o futuro. Dessa forma, para aplicar essa disciplina em sala, o professor tem que partir do mesmo ponto inicial da educação filosófica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados