Colégio Web

Curiosidades do Prêmio Nobel de Física

Publicidade

Criada pela Fundação Nobel, o Prêmio Nobel de Física é uma condecoração atribuída anualmente, de acordo com os votos e critérios estabelecidos pelos membros da Academia Real das Ciências da Suécia para homenagear os pesquisadores que tenham tido algum tipo de destaque na produção de conhecimentos relevantes e inovadores para o domínio da Física. O Prêmio foi criado pelo físico Alfred Nobel e, desde então, os contemplados recebem o diploma e a medalha de reconhecimento pelo rei da Suécia em 10 de dezembro, dia em que o criador da simbologia morreu.

Premio Nobel

Desde sua criação, o prêmio é oferecido para as referências em diferentes áreas do conhecimento para encontrar as ideias mais geniais apresentadas. Nesse sentido, os comitês responsáveis por cada categoria enviam notificações para representantes do segmento com o objetivo de receber as indicações de concorrentes para o prêmio, mas, no entanto, os indicados permanecem ocultos e só se sabe quem é o ganhador no dia do julgamento, de forma que os outros concorrentes que não foram agraciados só podem ser divulgados 50 anos depois do ano da indicação. Além disso, desde 1974 não podem mais ser concedidos prêmios para pessoas já falecidas.

3 Curiosidade sobre o Nobel de Física

Curiosidades Nobel

  • Desde a criação do prêmio o agraciado mais jovem de todos os tempos foi Lawrence Bragg, que com apenas 25 anos ganhou o Nobel de Física depois de estudar os efeitos de difração por cristais nos raios-X. Em 1915, a descoberta de que os raios-X mudam de rota ao colidir com um único cristal através de uma lei da física lhe concedeu o prêmio.
  • Formado em Física, um dos maiores cientistas e o pai da Física, Albert Einstein, teve na atividade de arquivista o espaço para encaminhar seus estudos até chegar ao Prêmio Nobel de Física. Durante 10 anos, o cientista teve tempo para desenvolver suas teorias e mesmo após a pressão do regime nazista que lhe impediu de receber o prêmio pela Teoria da Relatividade, mais tarde, em 1921, recebeu o prêmio por conta do efeito fotoelétrico.
  • A família Curie até hoje é a que ganhou mais prêmios. A anfitriã, Marie Curie, recebeu dois prêmios, sendo que o primeiro foi de física e, mais tarde, outro em química. O prêmio do Nobel de Física conquistado no ano de 1903 – juntamente com seu esposo pesquisador Pierre Curie – foi fruto de seus estudos sobre a radiação

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados