Colégio Web

Cinemática e a classificação dos movimentos

Publicidade

A cinemática é a parte da física que estuda o movimento dos corpos, sem se importar com as suas causas. Assim, para a cinemática, interessa o movimento que o corpo realiza sem cessar, ou o que está exercendo esse movimento. Exemplo: um automóvel em movimento. Para a cinemática, não importa que para se movimentar o automóvel precisa de combustível, ou for puxado ou guinchado, sendo assim o que interessa é o movimento executado.

Cinemática

Com o passar do tempo, um móvel pode se deslocar ou não de um lugar. Se um carro se desloca, podemos dizer que está em movimento; se o móvel está parado podemos dizer que está em repouso.

Vamos exemplificar: imaginemos que um automóvel esteja em movimento com quatro pessoas dentro do veículo. Elas estão em repouso em relação a qualquer ponto do próprio veículo, enquanto que em relação à via pública as mesmas estarão em movimento.

Dessa forma, a definição de movimento e repouso depende “em relação a que”. É preciso que tenhamos um referencial, ou um ponto de referência.

Portanto, um corpo está em repouso quando o tempo vai passando e a distância entre o corpo e o referencial continua o mesmo. Se ao passar do tempo, ocorrer distância do corpo a referencial podendo essa distância aumentar ou diminuir entendemos que esse corpo esteja em movimento.

Todo corpo em movimento recebe o nome de móvel. Quando um corpo se movimenta, passa a possuir posições sucessivas em instantes também sucessivos, formando a trajetória do movimento.

Portanto, a trajetória de um corpo em relação a um ponto de referência é a linha formada pela distância das posições ocupadas pelo corpo durante o seu movimento.

Classificação dos movimentos

 Movimento CinematicaA classificação dos movimentos dependerá da forma da trajetória. Sendo assim, podemos classificar esses movimentos em retilíneos e curvilíneos (circulares, elípticos e parabólicos).

  • O movimento é retilíneo quando a trajetória de um corpo for uma reta.
  • O movimento é curvilíneo quando a trajetória de um corpo for uma curva.
  • O movimento é circular quando a curva for uma circunferência.
  • O movimento é elíptico quando a curva for uma elipse.
  • O movimento é parabólico quando a curva for uma parábola.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados