Colégio Web

A Inércia

Publicidade

Inércia, propriedade da matéria que faz com que ela resista a qualquer mudança em seu movimento. Esta propriedade é descrita com precisão na lei do movimento de Newton. Um objeto em repouso tende a permanecer nesta condição; e um objeto em movimento tende a prosseguir em linha reta. A inércia de um objeto diante de uma translação é determinada por sua massa. Diante de uma rotação, a inércia do objeto é determinada por seu momento de inércia.

Momento de inércia, resistência oposta por um corpo em rotação a uma mudança em sua velocidade de giro. Às vezes, recebe a denominação de inércia rotacional.

O momento de inércia desempenha na rotação um papel equivalente ao da massa no movimento linear. Por exemplo, se uma catapulta lança uma pedra pequena e uma grande, aplicando a mesma força a cada uma, a pedra pequena terá uma aceleração muito maior que a da grande. De modo similar, se é aplicado um mesmo par de forças (ver Momento de força) a uma roda com um momento de inércia pequeno e a uma outra com um momento de inércia grande, a velocidade de giro da primeira roda aumentará muito mais rapidamente que a da segunda.

O momento de inércia de um objeto depende de sua massa e da distância da massa ao seu eixo de rotação. Por exemplo, um volante de 1 kg com a maior parte de sua massa perto do eixo terá um momento de inércia menor que outro volante de 1 kg com a maior parte da massa próxima à borda.

O momento de inércia de um corpo não é uma quantidade única e fixa. Se um objeto é girado em torno de eixos diferentes, também terá momentos de inércia diferentes, uma vez que a distribuição de sua massa em relação ao novo eixo é normalmente distinta do que era no anterior.

As leis do movimento dos objetos em rotação são equivalentes às leis do movimento dos objetos que se movem linearmente (o momento de inércia substitui a massa, a velocidade angular substitui a velocidade linear).

Rotação, movimento que força todos os pontos de um sólido rígido a descrever arcos de igual amplitude, pertencentes a circunferências (Círculo e circunferência) cujos centros se acham em uma mesma reta ou eixo de giro, a qual pode ocupar qualquer posição no espaço.

Para o estudo da dinâmica dos corpos em rotação, introduziu-se o conceito de sólido rígido ou corpo formado por um conjunto de pontos materiais cujas distâncias mútuas permanecem invariáveis. Um sólido rígido está animado de um movimento de rotação quando se move ligado a dois pontos fixos, que podem ser interiores ou exteriores a ele.

A linha que une os citados pontos fixos é o eixo de giro, e os pontos de um sólido em seu movimento descrevem circunferências em um plano perpendicular ao eixo de giro e cujos centros se encontram sobre o dito eixo.

Momento de força, em física, medida do efeito de rotação causado por uma força. É igual à grandeza da força multiplicada pela distância ao eixo de rotação, medida perpendicularmente à direção da força. Em vez de descrever a dinâmica de rotação em função do momento das forças, pode-se fazê-lo com base em pares de forças. Um par de forças é um conjunto de duas forças iguais e de sentido contrário aplicadas em pontos diferentes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados