Colégio Web

Figuras Sintáticas ou de Construção

Publicidade

As figuras sintáticas ou de construção dizem respeito a desvios em relação à concordância entre os termos da oração e ã ordem em que estes termos aparecem, ou ainda a possíveis repetições ou omissões e termos.
Você deve lembrar que o estudo dos termos da oração , das relações existentes entre as diversas palavras que formam uma oração e / ou um período é chamado análise sintática. 

É construída segundo a estrutura básica do português: sujeito + predicado. Todos os termos essenciais – sujeito, verbo, complementos – aparecem na oração e estão na ordem direta (primeiro vem o sujeito ` `ela" , seguido do verbo “deu” e de seus complementos : “dinheiro” , objeto direto, e “aos rapazes”, objeto indireto).
A mesma idéia pode, no entanto, ser comunicada d outras formas: basta que se altere a ordem dos termos oração, ou se repita ou se elimine alguns termos. 

As alterações em relação à oração completa e na ordem direta destacam e enfatizam alguns aspectos da informação que se quer passar. Essas alterações são, portanto, expressivas. Elas demonstram possibilidade de cada indivíduo transmitir uma mesma idéia de formas diferentes.
Em relação â concordância nominal e verbal, realizada segundo as normas gramaticais, ocorre o mesmo: os desvios podem ser expressivamente considerados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados