Colégio Web

Dia de Quarta-Feira de Cinzas

Publicidade

Todo mundo já está se preparando para curtir a folia de carnaval, ou pelo menos para curtir os dias de folga que os festejos da festa mais popular do Brasil proporcionam aos brasileiros.

E a festa já começou em muitos lugares, mas oficialmente, ela tem início na sexta-feira, sendo que termina na terça-feira, que é o último dia de folia, já que depois vem a chamada quarta-feira de cinzas.

Mas a grande pergunta é a seguinte: você sabe exatamente o que é a quarta-feira de cinzas? Pois se não sabe, nós vamos dar alguns detalhes sobre este dia tão simbólico que marca o término dos festejos carnavalescos.

Primeiro dia da quaresma

Quarta Feira de Cinzas

A quaresma, o período de quarenta dias que separa o carnaval da Páscoa, tem início com a quarta-feira de cinzas, que é o primeiro dia desta preparação para as comemorações da Páscoa Cristã.

Neste primeiro dia, logo após os festejos do carnaval, os cristãos recebem simbolicamente as cinzas que funcionam como elemento de reflexão sobre a vida e sobre os deveres religiosos.

Há também o significado de lembrança da mortalidade, e por este motivo, são rezadas missas em homenagem aos mortos e também para que as cinzas abençoadas pelos padres são jogadas aos fieis para abençoa-los.

O fim do carnaval

Para muita gente nos dias de hoje, a quarta-feira de cinzas nada mais é do que o dia que marca o fim do carnaval, ou seja, o fim da folia e dos festejos e o retorno à vida cotidiana normal.

Dentro da lógica do catolicismo romano, a quarta-feira de cinzas deve ser um dia de total abstinência e de jejum, ou pelo menos deveria, já que os católicos modernos não se caracterizam por serem bons observadores dos preceitos de sua religião.

A variação

De acordo com o ano, e também com a localização da Páscoa, a quarta-feira de cinzas pode variar de data, sendo que normalmente ela ocorre em fevereiro, podendo ser no começo, no meio ou no fim deste mês.

No entanto, há anos em que a quarta-feira de cinzas pode se dar nas primeiras semanas de março, empurrando a Páscoa para o mês de maio.

Quarta Feira Cinzas

Para as empresas

No Brasil, durante muitos anos, a maior parte das empresas costumava fazer com que a quarta-feira de cinzas fosse um dia em que os trabalhadores retornassem ao trabalho somente após o meio-dia.

No entanto, atualmente, há empresas que não fazem uso desta prática, fazendo com que muitas pessoas retornem aos trabalhos já nas primeiras horas da manhã.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados