O Brasil é um país que trata uma série de questões como a política pública através do Programa Nacional do Livro Didático. Este programa foi criado no ano de 1985 e conta com o objetivo de distribuir obras didáticas para estudantes de rede pública de ensino brasileira.

dia-nacional-do-livro-didatico

A rede Municipal brasileira de ensino aponta que são analisados uma série de títulos concedidos pela FNDE e escolhe as obras que mais poderão se aproximar das propostas pedagógicas oferecidas no sistema de Educação Municipal.

Cada uma das escolas faz um trabalho voltado para a conscientização com seus alunos e a conservação de material didático, para que desta forma, ao final do ano seja realizada uma devolução do mesmo para que os livros sejam devidamente utilizados nos próximos anos.

Importância da data

A data de 27 de fevereiro acabou sendo o dia escolhido para comemorar o Dia Nacional do Livro Didático. Ao que se sabe, pela história que as primeiras publicações didáticas acabaram surgindo no Brasil logo depois da chegada da família real portuguesa, o que aconteceu em meados de 1808.

Como ler livros em outro idioma, mesmo não sendo fluente

A partir do processo de independência do Brasil, no ano de 1822 foi que começou a entrar em vigor o que seriam as primeiras leis de educação. A partir do ano de 1920, na inauguração das primeiras indústrias de papel, em São Paulo, começou a fabricação nacional dos livros didáticos.

Com a gestão de Getúlio Vargas, no ano de 1930 acabou sendo criado o Ministério da Educação e Saúde, um ano que se cogita inclusive o dia do Livro Didático pela primeira vez. A partir de uma avaliação do uso do livro didático em várias fases de educação entre os professores e estudantes se percebe que o mesmo se mostra como um instrumento importante e eficiente para o processo de aprendizagem.

Não há como negar que mesmo no século XXI que estamos vivendo, se possa dispensar a importância deste instrumento importante para o auxílio de todo o processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos para tornar o nosso país cada vez melhor.

O investimento nos livros didáticos anualmente vem aumentando, e a cada ano, para se ter ideia, são mais de 130 milhões de livros que são adquiridos, e investidos quase um bilhão de reais no Brasil neste sentido. Isto acaba tornando o programa do Livro Didático seja o maior e mais importante em aquisição de livros de todo o mundo.