Colégio Web

Dia Mundial contra o Câncer – 4 de fevereiro

Conheça um pouco mais sobre esta data dedicada a conscientização e entendimento da doença que mata tantas pessoas no mundo.

Publicidade

Em alguns tipos de câncer não existe tecnologia suficiente para a detecção precoce da doença, e os sinais e sintomas normalmente não são sentidos ou conhecidos em sua fase inicial. Em alguns casos, porém, como no câncer de mama, de colo do útero, de pele, e alguns tipos de cânceres infantis, a detecção poderá acontecer já no começo.

Quem possui um histórico familiar da doença, precisa se precaver e realizar inclusive exames. Mesmo quem não contar com situações entre os parentes, deve tomar os devidos cuidados, existem diversos tipos de exames, entre eles a mamografia, o câncer de próstata, entre outros que ajudam no processo de detecção precoce da doença.

Sobre a origem do Dia Mundial Contra o Câncer

A campanha mundial foi criada a partir da UICC – União Internacional de Controle do Câncer, com um apoio da Fundação do Câncer. A data é comemorada no dia 4 de fevereiro, e é uma oportunidade para mostrar que existem muitas soluções para controlar a doença, e a prevenção está ao alcance de todos.

Uma informação bastante importante de ser levada em conta, é que o modo de vida poderá contribuir de forma substancial com a doença. Ao menos um terço dos tipos de cânceres mais comuns poderão ser prevenidos através de uma redução do consumo de álcool, bem como dietas saudáveis e o aumento da prática de atividades físicas.

Caso a pessoa se utilize de tabaco, e pare de fumar, é possível prevenir o percentual de cânceres que pode ser adquirido em mais de 50% das situações.

dia-mundial-contra-o-cancer-2

Esta é uma campanha bastante interessante, o que pretende mostrar como todas as pessoas, tanto em grupo como de forma individual, poderão fazer a sua parte para contribuir com a redução desta doença que mata tantas pessoas pelo mundo. O tema escolhido para o próximo ano é “Nós podemos. Eu posso”.

Todo e qualquer tipo de câncer afeta cada paciente de uma forma diferenciada, e todas as pessoas possuem o poder de tomar muitas atitudes para reduzir o impacto que a doença poderá gerar em sua qualidade de vida, e a campanha está aí para criar a conscientização e o maior conhecimento principalmente nas famílias e nas comunidades no mundo todo.

Aqui no Brasil esta é uma iniciativa que é criada a partir do INCA, uma instituição parceira da UICC. Todos os materiais de divulgação da campanha podem ser encontrados no site oficial do INCA.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados