Colégio Web

Dia do Repórter – 16 de fevereiro

Data celebra a importância deste profissional.

Publicidade

Foi no ano de 1442 que o alemão Johannes Gutenberg acabou por revolucionar a imprensa com uma nova técnica voltada a impressão se utilizando de máquinas, anteriormente o sistema de impressão acontecia de forma manual.

A invenção foi bastante importante e fundamental para a criação de diversos tipos de jornais modernos e automaticamente o surgimento dos primeiros profissionais que atuariam como repórteres. Nos próximos anos, as publicações acabaram aumentando, e a profissão dos repórteres acabou por se tornar bastante popular.

Aqui no Brasil os primeiros jornais que vieram ao mercado em caráter de notícia surgiram somente ao final do século IXX, como por exemplo os jornais O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Os jornais por sua vez, anteriormente a isto, publicavam conteúdos oficiais e de cunho opinativo, com a mudança a profissão de repórter acabou ganhando destaque no começo do século XX, onde os jornais passaram a dedicar espaços para grandes reportagens.

As reportagens a partir disto são caracterizadas por um total aprofundamento investigativo das informações, dos sistemas de pesquisas, das contextualizações, abordagens de multilinguagem e a narrativa de trato diferenciado.

Curiosidades sobre a data

dia-do-reporter

Saiba que Euclides da Cunha foi considerado o primeiro, e talvez o mais importante repórter do Brasil, foi ele quem realizou a cobertura da Guerra de Canudos para o jornal O Estado de São Paulo no ano de 1896. Foi nesta época que o autor de Os Sertões acabou entrevistando os presos, pesquisando os arquivos sobre personagens de guerra, e ainda narrou para o jornal que acontecia na região de areial.

Muitos repórteres ao longo da história passaram convivendo e conviveram até hoje com a censura e a perseguição política, de forma militar, policial e acima de tudo criminosos. Conforme os relatórios do ano de 2013 da organização, o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Este é um fato que enaltece ainda mais a importância deste profissional que por muitas vezes se arrisca para levar as informações até a população.

O dia 16 de fevereiro é devidamente celebrado como o Dia Nacional do Repórter. Este é um cargo diferenciado exercido por muitos profissionais da comunicação que tem como função a investigação, pesquisa e entrevistas bem como a produção de notícias e matérias para tv, impresso, rádio e para internet.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados