Colégio Web

Absorção

Publicidade

8. Absorção

A raiz é uma estrutura vegetal, que tem a função de fixar-se e absorver do solo a água e sais minerais que são nutrientes importantes para o desenvolvimento da planta e para a fotossíntese.

Os nutrientes indispensáveis são absorvidos pelas plantas em quantidades específicas, de acordo com o que é preciso para o seu desenvolvimento. Os mesmos podem ser encontrados nos solos, sendo que somente alguns podem ser absorvidos pela planta.

As raízes apresentam estruturas que são responsáveis pela absorção dos nutrientes, que são dotadas de pêlos absorventes. Tais pêlos têm vida curta, pois caem e são substituídos por pêlos novos. 

A absorção da água pode ser feita pelo interior da célula, onde é penetrada rapidamente pela parede celular (apoplasto), chegando à endoderme, onde é delimitado por estrias que estão ligadas ás paredes, denominadas estrias de Caspary, pois elas são impermeáveis á água.

Nesse caso, a água só tem um caminho a seguir, que é pelo simplasto. Depois de passar pela endoderme, chegam até o xilema e o floema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados