Colégio Web

Bielo-Rússia (Belarus)

1Bielorrússia é um país sem fronteira com o mar. Limitado com áreas da Rússia, Lituânia e Letônia, Polônia e Ucrânia. Em termos oficiais é chamado de República da Bielorrússia e está localizado em uma área europeia chamada de Leste. Os principais municípios são: Minsk, Vitebsk, Mogilev, Gomel, Grodno e Brest. Cheio de espaços naturais, tem 40% de área coberta por florestas. Dos 207.500 km² da Bielorrússia, boa parte se destaca para a indústria de manufatura e agricultura.

Publicidade

Depois da Revolução Russa, um o território acabou sendo uma república para compor a União Soviética. Desde então, passou a ser denominado RSSB – República Socialista Soviética Bielorrussa. Anteriormente, no século XIX, as áreas do país formavam outros territórios como a Comunidade Polaco-Lituana, o Império da Rússia, o Principado de Polotsk e o Grão Ducado da Lituânia. Só em 1930 aconteceu a unificação inteira das terras da Bielorrússia. Era o momento de união da Segunda República Polonesa à RSSB.

2Mesmo assim, ao longo dos anos 90, com o fim da União Soviética, houve soberania no parlamento da república da Bielorrússia. Em 1991 o país ficou separado e independente da União Soviética. Nesse período, o primeiro presidente foi Alexander Lukashenko que implantou reformas nas outrora leis soviéticas. A economia do Estado foi uma das maiores mudanças. No século XXI, a Bielorrússia fez acordo com os russos e formou uma União Estatal.

O povo bielorrusso é composto de bielorrussos nativos em quase 80%; os demais, são cidadãos de nações outras do Leste Europeu: ucranianos, poloneses e os próprios russos. Em 1995 foi votado o idioma oficial da nação: sendo definido o russo e o bielorrusso. Na religião, predomínio do cristianismo ortodoxo da Rússia e o catolicismo. Na capital bielorrussa, Minsk, está concentrada a maior parte da população: quase 9 milhões de habitantes de áreas urbanas e voblasts, como são chamadas as outras divisões regionais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados