Colégio Web

Os quatro números quânticos

Publicidade

16. Os quatro números quânticos

Existem quatro números que diferenciam os elétrons que um átomo possue, esses números são denominados números quânticos:
Vejamos:

1) “n” é a representação do número quântico princípal, ele indica a distância entre o núcleo e o elétron, onde o número n possui valores inteiros, como 1, 2, 3, 4 ,5…, logo ele é responsável pela definição da energia contida no elétron.

2) “l” é a representação do número quântico secundário ou azimutal, com isso os orbitais s são esféricos, possuindo forma de circulo já os orbitais p possuem a forma de um oito. Lembrando que quando um átomo possui muitos elétrons a energia do elétron irá ser determinada também pelo valor de l. Vejamos as ilustrações abaixo: 

3) “m” é a resentação do número quântico magnético, esse número descreve a forma espacial de cada orbital, o número m é desginado pelo valor l, podendo assumir qualquer valor de inteiros entre – l até + l, podendo ser também igual a zero.


Os três orbitais p são perpendiculares

Os elétrons com valores dissemelhantes a m, quando tiverem o mesmo n e a mesmo l, eles possuiram a mesma energia.

4) “ms” é a representação do número quântico spin, ele apenas pode ter o valor de  e , esse número é responsável pela representação do elétron em movimento de rotação, em volta de seu próprio eixo. É importante lembrar que de acordo com Pauli, em Hipótese alguma, dois elétrons de um mesmo átomo podem ter os quatro números quânticos iguais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados