Colégio Web

Níveis energéticos ou camadas eletrônicas

Publicidade

8. Camadas eletrônicas ou níveis energéticos

Existem elétros que estão um pouco mais perto do núcleo, chegamos a essa conclusão pelo fato de que alguns elétrons são mais fáceis de serem removidos que outros. Isso ocorre por que quanto mais perto do núcleo o elétron estiver, mais força da sua energia potenial ele irá perder, e a energia cinética aumenta, aumentando assim sua velocidade.

Isso varia de acordo com a distância em que o elétron está em relação ao núcleo, a medida em que o elétron se movimenta e se afasta do núcleo ele perde energia, essa energia é retornada em forma de radiação, que podemos medir pela cor que varia de acordo com a frequência da energia.

É possível acontecer 7 níveis de energia, e são denominados números quânticos principais, no qual sua função é mostrar a distância entre o elétron e o núcleo. Os números quânticos principais são:

K, L, M, N, O, P, Q ou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 

Na equação de Rydberg, o número de elétron em determinada camada é representado por X e o número quântico principal equivalente a essa camada é representado por n.

Equação: X = 2 . n2 

Onde X representa o número de elétrons em certa camada, e n representa o número quântico que corresponde a essa mesma camada.

Observe as camadas com as equações aplicadas: 

K

 L

 M

N

O

 P

Q

2

8

18

32 

50

 72

 98

Se aplica a fórmula até a camada N, e os átomos dos elétrons até o número atômico Z=118. Observe em cada camada há um número máximo de elétrons. 

K L M N O P Q
2 8 18 32 32 18 8

O número máximo de elétrons que a camada O pode ter são 50 elétrons, porém até agora na camada O só há 32 elétrons.

Observe: 

Z = 17 A = 35

Número de prótons: Z = 17
Número de elétrons: Z = 17
Número de nêutrons: N = A – Z = 35 – 17 = 18 

A distribuição eletrônica

Camada de valência

É representada pela letra M, só tem capacidade para 8 elétros não mais que isso, e é o nível de energia do átomo que mais está no seu exterior.

Regras práticas de distribuição eletrônica

– É necessário organizar na ordem, K, L, M, N, O, P, Q… até Z, que é o número atômico.

– Quando tiver mais que 8 elétrons, na última camada, temos que colocar um número menor entre 2, 8, 18, 32, passando a diferença para o nível seguinte.Lembrando que não pode ter mais que 18 elétrons no penúltima camada. 

Observe os exemplos: 

1) Número atômico 20

K

L

M

N

2

8

10

2

 

 

8

 

2) Número atômico 53

K

L

M

N

O

2

8

18

25

7

 

 

 

18

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados