Colégio Web

Procedimentos introdutórios da dissertação

1A introdução de uma redação, especialmente a redação dissertativa, requer muita atenção e cuidado. Afinal de contas, a dissertação sempre acaba sendo um bicho papão para muitas pessoas. E como devemos elaborar os parágrafos introdutórios também chamados de teses? De acordo com os especialistas, deve-se sair do geral para que se chegue ao particular. Você pode sair do passado para o presente, usar comparação, empregar bem uma citação, conceito ou definição. Também pode questionar, desde que saiba conduzir o texto dissertativo. Na verdade, a introdução é aquela que apresenta o assunto a ser tratado nas linhas futuras.

Publicidade

Como podemos fazer isso? Aqui, montamos um conjunto de dicas. Confira abaixo!

Passado e presente: quando você traça uma trajetória história do passado para a atualidade. Exemplo: “Desde a criação dos primeiros núcleos de genética, há 20 anos, o assunto dos genes recessivos tem sido colocado como uma grande revolução. Ainda não se pode ter dimensão de como eles se organizam”.

Comparações: podem ser geográficas, sociais, fazer uma aposição ou outro tipo de comparativo. Observe: “A era das redes sociais veio para mudar radicalmente o conceito de beleza: de um lado, o culto à imagem, a gourmetização da vida, a soberania dos selfies; de outro, o afastamento das famílias, as relações interpessoais cada vez mais frias”.

Conceito ou definição: devem ser bem escolhidos.

Entenda: “ A informática pode ser conceituada como uma ciência da área informacional, que tem como objetivo cuidar do processamento, armazenamento, distribuição dos dados e informações a partir de máquinas. É vista como uma das maiores conquistas da tecnologia no último século”.

Outros casos de parágrafos introdutórios

  1. 1Quando se contesta ou confirma citações: neste caso, você coloca a citação devidamente aspeada e começa a questioná-la.
  2. Para elaborar vários questionamentos que não tenha informações antecedentes ou afirmações. As perguntas aparecem em série.
  3. Informações elaboradas em sequência.
  4. Quando se pretende caracterizar um espaço ou mesmo alguns aspectos de determinado tema.
  5. Para narrações de fatos.
  6. Quando se pretende fazer uso de linguagens figuradas.
  7. Ao compilar dados, estatísticas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados