Colégio Web

Parágrafo argumentativo/expositivo

Publicidade

2. Parágrafo argumentativo/expositivo 

Todo texto é organizado numa seqüência de parágrafos, sendo que cada um deles constitui-se num microtexto, no qual o discurso se assemelha ao da dissertação total no uso de metáforas, na abordagem subjetiva ou objetiva, no estilo de linguagem e vocabulário, no caráter expositivo ou argumentativo. 

No parágrafo introdutório você pode apresentar mais de uma idéia central, mas lembre-se que todas as idéias apresentadas na tese devem ser desenvolvidas no corpo do texto, ou seja, no desenvolvimento, principalmente quando o texto é iniciado com comparações ou oposição. 

É possível também que a dissertação esteja organizada num único parágrafo, sendo que nele estará presente a tese, argumentação/exposição e conclusão, formando um microtexto. Veja um exemplo: 

A história demonstra que o convívio social foi (e continua a ser) decisivo para o desenvolvimento da humanidade. As descobertas de um membro do grupo, comunicadas aos outros, tornaram-se estímulo e ponto de partida para novos aperfeiçoamentos e novas descobertas. Transmitidas de geração em geração, não se perdem com a morte de seus descobridores. Recomeçando de onde outros pararam, as novas gerações podem avançar sempre mais. Graças à sociabilidade, que colocou em comum os esforços de muitas inteligências, a humanidade das cavernas já avança rapidamente na conquista do universo extraterreno. 

(Gleuso Damasceno Duarte) 

O desenvolvimento de um texto dissertativo, seja ele argumentativo ou expositivo, geralmente expõe uma idéia em cada parágrafo. Cada idéia-central deve estar associada á juízos, evidências, exemplos, justificativas, para fundamentar a afirmação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados