Colégio Web

O macarthismo

1A palavra Macartismo deriva do inglês “McCarthyism” e está relacionada a um momento histórico dos Estados Unidos. Tal período acabou sendo marcado por muita repressão e perseguições políticas. Os métodos de repressão iam desde a difamação até os problemas com subversão e traições na sociedade daquela região. Tudo acontecia sem comprovação ou evidência, o que impactava de forma muito negativa a vida de um denunciado.

Publicidade

Era uma espécie de “caça às bruxas” que foi protagonizada por um dos senadores republicanos mais conhecidos nesse período. O Joseph McCarthy, daí o nome macarthismo, acabou desenvolvendo projetos de lei anticomunistas e verdadeiras oratórias enfurecidas no Congresso.

Por consequência, também vale destacar que esse senador acabou se inserindo no contexto político da (1945 -1989), momento histórico em que se observou forte bipolarização político-ideológica no mundo. Data desse período as suspensões das relações com a União Soviética. Esse relacionamento mais próximo havia sido iniciado na era Roosevelt. Mas o estranhamento com a União Soviética também é explicado em função da política externa chamada Doutrina Truman, iniciada pelo presidente Harry Truman (1945), que no campo da relação anti-soviética acabou gerando graves conflitos. É o caso da Guerra da Coreia (1950) e da Guerra do Vietnã (1964).

Ao fim da década de 40, depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos começaram a vivenciar um período marcado por fortes movimentos anticomunistas. Neste momento é que foi germinado o macarthismo.

O senador republicano Joseph McCarthy iniciou uma perseguição insensível aos políticos comunistas e simpatizantes, e a qualquer pessoa estrangeira que causasse desconfiança. A partir de uma mera denúncia, passava a ter início uma perseguição na qual o acusado perdia o direito de trabalhar. A partir de 1957 o movimento começa a enfraquecer.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados