Colégio Web

A Guerra de Secessão (1861-65)

Publicidade

2. A Guerra de Secessão (1861-1865) 

Foi um conflito armado entre os habitantes do sul e do norte dos EUA, que ocorreu entre 1861 a 1865. No processo de crescimento territorial norte americano os moradores do sul e do norte entravam em confronto. 

Na história de povoamento de território norte americano, o norte tinha um desenvolvimento maior, pois estava concentrado nessa região um grande volume de indústrias, cidades, instituições etc., enquanto no sul a economia continuava voltada para a agricultura. 

Com isso a elite não muito desenvolvida economicamente, não tinha direito a sugestões e opiniões nas decisões nacionais, já que os do norte detinham um maior poder político e tomavam as decisões de acordo com os interesses da sua região que era baseada na indústria e não na agricultura. As discussões eram diferentes de acordo com a atividade econômica praticada no sul e no norte. 

Com as eleições no ano de 1860, o candidato eleito Abraão Lincoln, foi ao encontro do interesse do norte, pois defendia a abolição e o incremento industrial no norte. Indignados com a vitória de Lincoln, a Carolina do Sul resolveu se separar da federação e esse exemplo foi seguido por mais estados. 

Neste conflito morreram 620 mil pessoas e o norte mostrou sua superioridade militar, econômica e política. No ano de 1862 o presidente decretou a abolição após muitas derrotas, os sulistas se renderam em 1865. 

Nesse período uma perseguição racista contra os negros aconteceu, os sulistas criaram associações racistas que faziam perseguições e matavam os negros. 

O desenvolvimento do Norte

A grande causa do surgimento da Guerra de Secessão foi o protecionismo alfandegário. O Norte que passava por um processo industrial, reivindicava o aumento das tarifas de importação para garantir o seu desenvolvimento, pois encontrava dificuldades na disputa com os preços de produtos ingleses. 

Já o Sul exportava para o Norte quase toda sua produção de algodão, dependendo economicamente dessa região, e importava manufaturados ingleses, defendendo a liberdade de comércio e não apoiando as propostas protecionistas dos industriais do Norte, para garantir que os industriais ingleses comprassem a sua produção. 

A política 

Com a independência dos EUA ficou a cargo de grandes proprietários rurais do Sul e da burguesia nortista o controle da vida política do país, por meio do Partido Democrata. 

O ano de 1854 ficou marcado pelo surgimento do Partido Republicano no Norte. O conteúdo do programa desse partido propunha a luta pelo abolicionismo e a conservação da União, agradando muitos políticos democratas.

Durante as eleições presidenciais de 1860, o Partido Democrata se deparou com a dúvida entre dois candidatos: John Breckinridge e Stephen Douglas. O Partido da união Constitucional apostava no candidato John Bell. Já Partido Republicano estava totalmente decidido pela candidatura de Lincoln, que foi o grande vitorioso, e isso provocou a Guerra de Secessão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados