Colégio Web

Ocupação da Guiana Francesa

1A área que hoje conhecemos como Guiana Francesa era dominada por indígenas. Passou a ser vista por navegadores espanhóis em 1498, notadamente por Cristovão Colombo. Foi colonizada pela França até 1604 quando o rei Luis XIV encaminhou vários colonos para o espaço á procura de riquezas. Entretanto, em 1667, o Tratado de Breda permitiu que a região fosse legalizada como francesa.

Publicidade

Na guerra da sucessão espanhola os competidores Filipe d’Anjou e Carlos VI da Áustria mostrou fortes embates entre as duas potencias em função daquela região. Portugal foi reconhecido como soberano na terra brasileira e o limite foi estabelecido entre o Amazonas e Oiapoque.

Entretanto, a França buscava chegar até o rio Araguari e definia missões para além daquele limite. Em 1806 os franceses tentaram viabilizar o Bloqueio Continental para barrar a Inglaterra e promover o fechamento dos portos. D. João ficou em dúvida, pois queria manter boas relações com a Inglaterra. Por fim, não aderiu ao bloqueio. Napoleão Bonaparte avançou em direção a Portugal e, para não ser presa, a família real portuguesa fugiu para o Brasil na companhia de mais 15 mil portugueses que trabalhariam para os monarcas na terra brasileira.

Para repreender a França no solo do Brasil, seria necessário invadir a Guiana Francesa. E, neste caso, Portugal não via risco por já estar instalado no Brasil. Entretanto, a guerra com Napoleão já estava travada desde 1808 e não havia mais relação com a Guiana Francesa. Daí que mais de 800 homens invadiram a região, sendo comandados pelo tenente-coronel Manuel Marques.

James Lucas Yeo comandava os navios dos ingleses. Já na Guiana,o governador Victor Hugues, responsável pela cidade de Caiena, disponibilizou 900 homens.

Quando chegou ao Oiapoque, em 15 de dezembro, Marques encontrou franceses e se rendeu. Logo em seguida, encontrou inimigos no rio Apruague e precisou do auxílio dos fuzileiros navais.

O governador de Caiena se rendeu em janeiro de 1809. Os portugueses passaram a dominar a Guiana. Esta, só foi devolvida à França quase 10 anos depois no Tratado de Viena.

Ocupação da Guiana Francesa

Assim que D. João chegou ao Brasil, de uma forma sem conseqüências de vingança a Napoleão, ele estabeleceu uma invasão uma ocupação da Guiana Francesa.

Essa operação ocorreu em 1809, junto com o emprego de forças portuguesas, que foram levadas pelos navios britânicos.

Portugal devolveu a Guiana à França no ano de 1817, respeitando assim a determinação do Congresso de Viena.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados