Aproximação Inicial:

• A aula pode ser iniciada com uma abordagem de interesse, pedindo para cada aluno por no papel algo que gostaria de ter: O que você deseja?

Objetivo:

• Destacar a importância do dinheiro na vida das pessoas.
  • Demonstrar os benefícios de poupar.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de administrar o dinheiro.
  • Mostrar a importância do amanhã.

Procedimentos:

• Iniciar uma atividade em sala, orientando os alunos a fazer uma atividade simples, anotar em um papel o que o aluno deseja adquirir em um futuro próximo ou distante.
  • Explicar a importância do dinheiro na comunidade e a influencia que ele pode proporcionar em nossas vidas. É fundamental explicar a relação do dinheiro na vida de cada um, independente do valor que ganhe. A relação do aluno x dinheiro, deve ser tratada em porcentagem, tendo sempre em mente administrá-lo, mesmo que o aluno seja desprovido de dinheiro.
  • O conceito: “quanto mais se ganha, mais se gasta” é real e pode ser notado pelas dificuldades financeiras apresentadas na classe média e muitas vezes, na alta. Apresentar esse conceito com ênfase na questão: Não importa o quanto você ganha, mas quanto você guarda desse dinheiro (sempre em porcentagem).
  • Criar um debate em sala de aula, levantando pessoas que começaram pobres. Ex. Silvio Santos – dono do SBT, Samuel Klein – dono das casas Bahia, entre muitos outros que guardaram porcentagens do que ganhavam a ponto de reinvestir no próprio negócio.
  • Apresentar aos alunos a realidade atual: Empresas bombardeando todos os dias seus olhos com tentações do hoje, do agora. Tentando fazer o aluno esquecer o poder do dinheiro e o valor do amanhã.
  • Peça um texto, com no máximo 5 linhas (tópicos) sobre o valor do hoje, o que é importante hoje e outra, também com no máximo 5 tópicos, sobre o que é mais importante para cada aluno, no futuro.
  • Recolha as folhas, leia e escolha as melhores para ler nas aulas seguintes. Recomendamos escolher algumas que deram mais destaque para o hoje e outras que deram mais destaque para o amanhã.
  • Levante um debate sobre a importância dos fatos que foram lidos e de atribuir uma nota, um nível de importância. (Recomendamos questionar, por exemplo, o motivo de querer uma jaqueta linda agora ou de querer uma casa no futuro. Qual o nível de importância de cada um, qual a nota de 1 a 10).
  • Depois do debate da importância dos fatos para cada um, devolva as folhas e peça para cada um dar notas ao que escreveu (nível de importância aos tópicos). Se for questionado por um aluno, sobre a possibilidade de trocar o que pensou anteriormente, permita. Pode ser um sinal de inicio de compreensão do tema.
  • Após essa etapa, onde os alunos começam a atribuir notas (valores), será possível compreender o valor do dinheiro hoje e o valor do dinheiro amanha. Agora, peça para cada um dizer uma frase do hoje e uma do amanha e suas respectivas notas. Nesse momento, peça para cada aluno atribuir um zero a nota ou multiplicar a nota por 10 e depois falar as notas em porcentagem.
  • Nesse momento, peça para os alunos escolherem os tópicos que tiveram maior nota, escrever em outra folha e abaixo como eles pretendem chegar nesses objetivos.
  • Lembrando que as metas devem ser adequadas às realidades atuais e caso a realidade atual mude, as metas poderiam ser adequadas para mais fáceis ou mais difíceis.
  • Destacar que o mais importante não é o tempo que vai levar para conseguir, mas como pretende administrar o dinheiro, durante esse tempo todo para conseguir.
  • Depois recolha a atividade e na próxima semana levante em sala quem já começou a por em prática e citar alguns exemplos de quem já começou para incentivar os que ainda não começaram.
  • Mês a mês esse tema precisa ser levantado e cobrado. Se necessário, atribua nota a quem esta colocando em prática com êxito e os que não estiverem tendo êxito, oferecer a oportunidade de adequar suas metas a realidade atual de sua vida.

Avaliação:

• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Elaborar testes e exercícios avaliativos sobre o tema: Criando um objetivo, apresentando fatores e solicitando metas aos alunos. Ex.: Objetivo: Comprar um carro de R$ 40.000,00 , fatores: salário R$ 1.500,00, gastos mensais (luz, água, alimentação, escola) R$ 900,00.