Aproximação Inicial:

• A aula pode ser iniciada com perguntas para atrair o interesse dos alunos: O que faz os políticos? Qual a real importância dos políticos? Qual a importância de nosso foto? Por que reclamamos tanto e quase nunca enxergamos mudanças?

Objetivo:

• Destacar a importância da política na vida das pessoas.
  • Demonstrar os benefícios de acompanhar a política.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância do voto consciente.
  • Mostrar a importância de votar para um todo e não apenas para si próprio.

Procedimentos:

• Destacar os principais níveis da política: Local (vereadores, deputados) e Nacional (presidente, senadores, deputados federais).
  • Explicar o papel de cada um. (Recomendamos utilizar uma aula para cada um, com debates ao final de cada área sobre apenas o abordado).
  • Destacar os principais políticos bons da história (Recomendamos uma aula no mínimo para destacar o lado bom e despertar o interesse).
  • Explicar temas políticos do lado social, como o programa Universidade para Todos e programa econômico como o plano Real que são de governos diferentes mas que foram e são fundamentais para o desenvolvimento do país. (Recomendamos destacar sempre um lado social e outro lado econômico ou industrial para não formarmos tendências políticas, mas sim consciência política).
  • Depois de explicar os níveis da política, apresentar projetos políticos e a importância deles em nossa vida. Recomendamos um amplo debate sobre todos esses fatos, agora familiarizados pelos alunos. Esse ponto será primordial para apontar tendências pessoais, favorecimento local e pessoal. Nesse momento professor, sua missão será de mostrar como cada um ganha ao pensar para um todo e não apenas para si próprio. Apresentando fatos como desigualdade social e suas consequências, como violência, roubos, etc.
  • Você, professor, será um mediador desses grandes debates e após esses debates vamos levantar a questão, como mudar ou manter o que está sendo feito.
  • Informar aos alunos que eles precisam identificar o problema e cobrar solução, principalmente em níveis locais (vereadores e deputados estaduais), apresentando índices dos bairros que possuem melhor estrutura são exatamente aqueles onde as pessoas mais entendem de política e consequentemente mais cobram. (Recomendamos uma analogia com a própria escola, não adianta nada ir até o refeitório e reclamar com a cozinheira sobre a maquina de Xerox que está quebrada. É fundamental conhecer a política e saber as pessoas certas e o momento certo de cobrar).
  • A corrupção ocorre pela impunidade e o regime democrático (explicar democracia caso seja necessário) proporciona a população o direito de julgar a impunidade. Esse direito é atribuído ao voto. Nessa parte, vamos apresentar aos alunos, fatos que marcaram o poder do voto. Um caso típico ocorreu em São Paulo, onde boa parte da população nunca mais votou em um político: Paulo Maluf, acusado de corrupção (ainda sem provas concretas). Maluf, nunca mais foi eleito para cargos que estava acostumado a exercer, mas ainda assim, foi eleito a cargos menores. Isso demonstra o desconhecimento sobre política por parte de algumas pessoas em nosso país. Mas mostra também o preparo de muitas outras pessoas, que foram capazes de retirá-lo definitivamente do cenário político nacional de nosso país.
  • Após esse tema ser amplamente abordado, os alunos já devem saber o fundamental sobre política. O próximo passo é apresentar fatos que mostram que cobrar ocasiona resultados e se após a cobrança o resultado não for apresentado, trocar o político. Deixando claro ao próximo que fará o mesmo com ele.

Avaliação:

• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Elaborar testes e exercícios avaliativos sobre os temas: Níveis da Política, a importância de pensar como um todo e não apenas em si próprio, acompanhar e cobrar o político e o poder do voto.