Aproximação Inicial:

• Começar a aula ouvindo a música São Paulo, São Paulo – Premeditando o Breque

Objetivos:

• Compreender por quais motivos São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, e porque tem uma grande miscigenação.
  • Usar a criatividade para compor uma paródia relacionando com o tema gerador.
  • Cantar a paródia para a classe para que todos adquiram conhecimento com a paródia do outro.

Procedimentos:

• Perguntar para os alunos se eles conhecem alguém (parente, pai, tio, avós) que vieram de outras cidades para morar em São Paulo.
  • Se caso tiver algum aluno que saiba de algum caso, perguntar se sabem a causa dessa migração.
  • Explicar para os alunos que muitas pessoas vieram para São Paulo em busca de emprego e para tentar uma vida melhor, e por isso a cidade de São Paulo tem uma grande miscigenação.
  • Explique também que antigamente era mais fácil de conseguir emprego, mas hoje como a população cresceu o índice de desemprego também aumentou.
  • Após a discussão pedir para os alunos fazerem uma paródia com a música que ouviram no início da aula, relacionando com o que foi discutida em aula.

Avaliação:

• Os alunos serão avaliados pela participação, entrega da paródia e exposição oral.