Os organismos transgênicos
São organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie podendo transmiti-los à sua prole. Como exemplo, temos: genes humanos em bactérias, genes de outras espécies animais e vegetais também podem ser transmitidos para espécies diferentes das espécies doadoras destes.

Plantas Transgênicas
O plasmídeo usado na formação de plantas transgênicas é o Ti, e a bactéria é a Agrobacterium tumefaciens.

Após a infecção da planta, o T-DNA (parte do plasmídeo Ti), que possui genes com hormônio de crescimento é transmitido para o DNA da planta.

Tais hormônios agem de uma forma em que as células das plantas infectadas começam a passar por um processo de divisão e crescimento incoerente.

Vejamos alguns vegetais transgênicos: 

Tomates transgênicos 

Em 1992, foi adquirido o tomate transgênico, como o primeiro produto da engenharia genética. É um vegetal que tem a capacidade de ficar mais de 40 dias fora da geladeira, sendo que o normal não passa de dez dias. 
Soja Transgênica 

São muitos os tipos de soja transgênica, mas a mais comum é a que recebeu um novo gene chamado glifosato, que permitiu mais resistência dela em relação ao herbicida.

Mamão Papaia Transgênico 

O Mamão Papaia Transgênico possui dois genes a mais em relação ao mamão normal.

Não há nenhuma alteração no gosto e na forma do mamão. E este mamão também é mais resistente, em relação aos outros.

Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.