Quando criança, boa parte das crianças fez um experimento muito famoso em escolas que não necessita de nada além de um grão de feijão, algodão, um copo e um pouco de água por dia.

A germinação de feijão em algodão é uma forma simples e prática de ensinar as crianças a observar as fases de crescimento de uma planta. O feijão cresce muito rápido e de forma rasa, que então possibilita a observação completa de todas as fases de crescimento de uma semente.

Esse experimento pedagógico é usado em todo mundo por sua praticidade, facilidade e  quase nenhum risco, além de ser muito simples de ser fazer em praticamente qualquer residência ou escola, e poder ser feito em idades muito precoces, para começar a introduzir conceitos científicos no cotidiano da criança na escola.

Como é o experimento

algodao-feijao

Inicialmente, o ideal é fazer o experimento quando o clima está claro e tenha bastante sol. Para fazer esse experimento, será necessário utilizar:

1. -Um tufo de algodão.
  2. -Um copo de vidro ou plástico, de preferência fundo e transparente.
  3. -Alguns grãos de feijão de qualquer tipo (pode ser aqueles de supermercado mesmo).
  4. – Acesso a água limpa.

Para fazer o experimento simplesmente coloque um ou dois grãos de feijão dentro do algodão e coloque o algodão no copo. Coloque um pouco de água, mas não permita que a água passe do algodão ou as sementes.

Após isso, simplesmente deixe o experimento no sol o máximo de tempo possível. Em cerca de dois a três dias já será possível ver os grãos começarem a germinar, e em mais dois a três dias depois da germinação, o grão começará a ter diversas raízes que muito se assemelham a pequenos tentáculos saindo dele.

Em cerca de cinco dias a uma semana após esse ponto, o grão já terá desenvolvido complexas folhas e mais caules do grão principal, ou raiz principal, enquanto um caule mais grosso estará lentamente tentando subir cada vez mais alto, podendo até ultrapassar o copo.

Após isso é comum que  casca do feijão já tenha sido largada pela semente e que ele comece então a brotar.

Como ocorre todo o experimento

feijao-algodao

Inicialmente, o algodão tem como ponto principal, servir como somente uma base para que o feijão não fique submergido em excesso de água e acabe por não brotar por ter “afogado”.

O feijão precisa de luz para o seu crescimento e desenvolvimento, e com luz e suprimento de água ele já consegue iniciar facilmente todo o processo de florescimento, mesmo que não esteja na terra.

Funcionalidade do Experimento para todas as idades

Esse experimento é comumente relacionado a biologia, porém há diversas outras vertentes que se pode seguir com ele. Inicialmente explicar a necessidade das plantas e a transformação dos elementos a sua volta em energia pode introduzir seus alunos as aulas de química.

Até mesmo uma competição para ver qual planta atingiu a maior altura pode ser feita entre os diversos alunos da sala de aula.