Quem dá aula para crianças menores sabe que birras e choros entre crianças são mais frequentes do que o desejado. Porém, saber como agir diante dessas situações é a grande dúvida que cerca os educadores.

Afinal de contas, ser professor não é ser pai e é preciso sempre ter muito cuidado na hora de repreender atitudes dos alunos para não ser mal interpretado e também para não assumir posições e responsabilidades que na verdade são da família.

E para ajudarmos você com essa dúvida, separamos algumas dicas que podem ajudar você na hora de decidir como agir frente a uma criança que chora na escola. Ficou curioso? Continue lendo e confira.

A birra existe porque tem plateia

Criança Chorar

Um dos motivos pelos quais criança chora e faz birra é porque ela sabe que dessa maneira ela vai receber atenção e tem grandes chances de conseguir o que deseja. E é aí que entra o papel da figura adulta.

O professor deve se impor e deixar claro para a criança que não é chorando que ela vai conseguir o que deseja. Caso ela não reaja, o ideal é deixar a criança chorar até ela perceber que a birra não vai levar a nada.

Apesar de ser um pouco incômodo, a técnica do “desprezo” é uma das melhores maneiras não só de encerrar o choro e birra na hora, como também de impedir futuros acontecimentos iguais. Afinal de contas, quando a criança percebe que não vai ter o que quer, ela não vai gastar o seu tempo chorando a toa.

Converse com os pais

Conversar com os pais é muito importante porque eles precisam estar cientes do comportamento do filho na escola. Isso porque o choro ou a birra frequente pode ter uma origem que vem de dentro de casa e apenas os pais conseguirão identificar isso.

Tente controlar o choro na aula conversando com o aluno e explicando que aquilo é errado e que não vai ser chorando que ele vai conseguir o que quer, e utilizando a técnica mencionada acima caso seja necessário.

Feito isso, agende uma reunião com os pais e explique o acontecido. É válido também questionar os pais do aluno se eles sabem de algum motivo que pode estar dando origem ao choro.

Chorar Criança

Retire a criança do ambiente

A primeira técnica deve ser realizada em conjunto com essa, isso porque deixar a criança aos olhos dos colegas não é bacana. Isso porque o aluno que chora e faz birra pode virar um futuro motivo de chacota.

Portanto, o ideal é retirar o aluno que está chorando da sala de aula e o levar para um local mais reservado, como a coordenação, por exemplo. É preciso ressaltar que ele sempre precisa estar acompanhado de um adulto profissional.