Colégio Web

Incentivando à leitura infantil

Como a leitura pode ajudar no desenvolvimento infantil. Confira.

leitura infantil

Publicidade

A leitura é fundamental na vida de qualquer pessoa, pois é través dela, que conhecemos costumes crenças, e estimulamos nosso cérebro. Porém esse hábito deve ser adotado desde os primeiros meses de vida.

Sabemos que a leitura estimula a criatividade, inteligência e nas crianças desenvolve a fala, a imaginação e concentração, o que é um pouco difícil de acontecer com crianças, pois estão sempre ativas, querendo conhecer e descobrir coisas novas. Os livros devem não somente estar presentes nas escolas ou em atividades específicas, mas devem parte do dia-a-dia e estar junto com os brinquedos para que a criança o reconheça como algo bom, legal e que está sempre acessível, assim como brincar.

Desde o berço

 

Como dito, a leitura deve sempre fazer parte do cotidiano de uma criança, desde o seu nascimento, ou seja, os pais devem ler para seus filhos desde o berço. Fazer leituras antes de ir dormir sendo esta uma atividade fundamental para estimular a imaginação, e o recomendado por especialistas é fazer disso um hábito / costume com horários, para que a criança se acostume. Seja na hora do café da manhã, antes do soninho ou à tarde.

leitura

Como os bebes ainda não sabem ou conhecem as palavras, o ideal é adquirir livros de acordo com a idade do menor. Comece com livros que tenham somente ilustrações, depois com algumas palavras e depois livros com menos ilustração possível.

Segundo pesquisas, a leitura entre as crianças é influenciada primeiramente pelos pais, depois pela escola e pelos colegas e os temas estão divididos entre histórias de contos infantis, literatura e história em quadrinhos. Crianças entre 11 e 13 anos leem mais do que adultos, uma média de 8,5 livros por ano, já um adulto, 4,2.

Sendo assim, é muito importante não somente estimular a leitura, mas também ler e mostrar para as crianças que esta fazendo isso, porque principalmente as que estão em idade escolar, imitam muito os pais, e com isso acabam tomando gosto pela leitura.
Sendo assim, ler é um instrumento importantíssimo para que as crianças possam tomar um hábito, através de um adulto.

Dicas para incentivo à leitura:

  • Separe um lugar tranquilo, em silêncio, para que a criança se concentre na leitura
  • Deixe os livros sempre à disposição da criança, em qualquer lugar da casa, para que ela não se sinta pressionada a ler.
  • Faça perguntas sobre a leitura.
  • Faça passeios a livrarias, museus e tudo o que está relacionado a leitura.
  • Deixe a criança escolhe rum livro pra ler, mostrando a ele que a leitura não é uma obrigação.

Enfim, ler é fundamental em qualquer idade. Pratique.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados