Aproximação Inicial:

• Essa atividade é uma decorrência das leituras realizadas em sala de aula e além dos muros da escola, sejam sugestões ou indicações do professor, sejam aproximações e escolhas individuais e espontâneas dos alunos.

Objetivo:

• A finalidade dessa atividade é elaborar uma antologia de poemas brasileiros, que expresse o interesse, o conhecimento, o gosto e as escolhas estéticas e temáticas dos adolescentes.

Procedimento:

1. Prospectar o contato que os alunos têm com a poesia, seja no âmbito escolar, seja em sua interação fora da escola, Internet, grupos de amigos, música, leituras, etc.
  2. Enriquecer esse acervo com opções e sugestões de poetas e poemas, que poderão ser lidos no decorrer da atividade.
  3. Selecionar os textos mais significativos para integrarem a antologia.
  4. Criar um critério de apresentação dos textos, escolhendo e ordenando os textos. Elaborar um pequeno texto para acompanhar cada poema, com comentários sobre autor e época.

Avaliação:

• A antologia pode-se transformar num pequeno livro, ser impressa e reproduzida, dependendo das possibilidades da escola. Os exemplares podem ser vendidos ou distribuídos entre a comunidade escolar. A possibilidade de realizar uma manhã de autógrafas também deve ser considerada.