Aproximação Inicial:

• Traga para a aula um texto informativo sobre a história da população indígena. Proponha uma leitura do texto e faça uma breve discussão.

Objetivos:

• Conhecer os elementos que caracterizam a história da população indígena.
  • Estimular a criatividade dos alunos para criarem perguntas para a turma.

Procedimentos:

• Dividir os alunos em grupos de 3 a 5. Cada grupo deve montar uma avaliação do conteúdo estudado, criando perguntas sobre os pontos desenvolvidos no texto;
  • A seguir, o professor solicita que os grupos exponham, oralmente ou na lousa, algumas das perguntas que elaboraram, comentando os tópicos estudados e checando com toda a classe as respostas corretas.

Avaliação:

• Avaliar os alunos conforme a motivação e o interesse deles.
  • Essa atividade daria aos alunos a oportunidade de estudar para uma prova que eles mesmos elaboraram. Os alunos podem vivenciar a dificuldade e a seriedade na formulação de uma prova ou exame, com a oportunidade de estar no lugar do professor.