Aproximação inicial:

• Apresentar para os alunos vários livros de fábulas, contar algumas para eles, e pedir para que cada um escolha uma história que mais se interessou.

Objetivos:

• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses.
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;

Procedimentos:

• Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
  • Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.
  • OBS: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras.

Avaliação:

• Propor que os alunos façam uma troca das fábulas lidas por eles, para que os alunos criem hábitos de leitura.
  • Avaliar todo o processo desta atividade: o interesse dos alunos, a participação, o desenvolvimento deles em relação á leitura.