Aproximação Inicial:

Despertar o interesse dos alunos através dos seguintes comentários:

• Desde a época da colonização do Brasil, os portugueses viviam ao longo de uma estreita faixa no litoral. Com o passar do tempo, os colonizadores penetraram mais para o interior do nosso território, com o objetivo de explorar o sertão brasileiro.
  • Quais eram as finalidades dessas expedições?
  • De onde elas partiam e em que direção seguiam?
  • Como os bandeirantes ficavam anos e anos viajando, como eles faziam para sobreviver?
  • Pesquisa sobre os bandeirantes: as sociedades e culturas desse povo português e sua participação na formação da sociedade brasileira.
  • Identificar a diferença entre entradas, bandeiras e monções.

Objetivos:

• Reconhecer a importância que os colonizadores tiveram para a expansão do nosso território e descoberta de riquezas.
  • Identificar como decorreram as entradas e bandeiras.
  • Compreender a classificação das expedições de acordo com a sua finalidade principal: bandeiras de caça ao índio, bandeiras do ouro e bandeiras de sertanismo de contrato.
  • Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas dos bandeirantes portugueses.
  • Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na época das bandeiras.

Procedimentos:

• Para conhecer melhor a vida dos bandeirantes, divida a classe em 3 grupos.
  • Peça para cada grupo fazer uma pesquisa sobre uma bandeira com textos, fotos e principais bandeirantes:
  • Explorar com cada grupo o material pesquisado e trazido para a classe. Organizar cartazes com textos e fotos.
  • Observar as roupas, instrumentos agrícolas e armas usadas pelos bandeirantes para abrir caminho na mata e fazer plantações.
  • Pedir para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
  • Guardar os materiais para a exposição.

Avaliação:

• Elaborar resumos sobre as pesquisas para a exposição. Confeccionar mapas com as demarcações dos caminhos percorridos pelos bandeirantes.
  • Os alunos poderão também dramatizar uma história sobre os bandeirantes.
  • Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características de cada uma das expedições.
  • Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição sobre “Bandeirantes” e apresentá-la para a escola.