Home » Educador » Ensino Fundamental » O Caminho da Água
13/06/2012 14:36

O Caminho da Água

Aproximação Inicial:

• A aula pode ser iniciada com perguntas para atrair o interesse dos alunos: De onde vem a água que sai da torneira? Para onde vai à água do banho? A água sai do rio diretamente para a torneira? Será que ela é limpa? A água que sai da pia vai direto pro Rio?

Objetivos:

• Denotar a importância do tratamento de água e esgotos.
  • Demonstrar de maneira lúdica o caminho que a água faz, desde a sua retirada até a sua devolução ao meio ambiente.
  • Conscientizar os alunos sobre sua importância e seu uso correto.
  • Desenhar e pintar um esquema do caminho da água.

Procedimentos:

• A partir das respostas, comentários e dúvidas das crianças, o professor vai desenhando um “esquema” no quadro-negro, que quando completado vai mostrar o caminho que a água faz desde sua retirada dos mananciais até sua devolução aos rios.
  • Explicar para os alunos todo esse processo que a água faz para chegar até as nossas casas. É importante ressaltar que após passar pela Estação de Tratamento de Esgotos, a água retorna limpa ao meio ambiente.
  • Após todas as explicações e a finalização do “esquema” no quadro-negro, este deve ser apagado.
  • Entregar para os alunos uma folha em branco e pedir para desenharem um esquema do caminho que a água faz até as nossas casas. Depois pintar o esquema usando cores que possam representar cada um dos elementos.

Avaliação:

• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Avaliar nos desenhos se as ligações formaram uma seqüência lógica.