Aproximação Inicial:

• A aula pode ser iniciada com perguntas para atrair o interesse dos alunos: Quais são as maiores empresas? Quem são os donos dessas empresas? Gostariam de ter empresas como essas? Como ter nosso próprio negócio?

Objetivo:

• Destacar a importância de uma empresa na vida das pessoas.
  • Demonstrar os benefícios de ter uma empresa.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de ter o seu próprio negócio.
  • Criar e administrar uma empresa em sala de aula.

Procedimentos:

• Criar um debate em sala de aula, levantando donos de empresas que começaram pobres. Ex. Silvio Santos – dono do SBT, Samuel Klein – dono das casas Bahia, entre muitos outros.
  • Depois, dividir a sala em dois lados, criar duas empresas e deixar os próprios alunos identificarem e escolherem que será o dono desta empresa. Esta escolhe deve ser baseada em características importantes como: Liderança, carisma e espírito de organização.
  • Apresentar um quebra cabeça ou qualquer atividade simples, manual que possa ser feita em sala e que o tempo da atividade possa ser marcado. Ambas as empresas vão fazer a mesma coisa, mas ser o procedimento uma da outra. Recomendamos que uma equipe aguarde em outra sala enquanto a outra executa a atividade e vise-versa.
  • Você, professor, será o acionista das duas empresas e sempre após uma tentativa tanto de uma, quanto da outra empresa você vai se reunir, apenas com o diretor que foi escolhido para essa atividade e apontar alguns problemas: O tempo para montar o quebra-cabeça está muito elevado, precisamos reduzir o tempo de nossa produção. Existem muitas pessoas sem fazer nada na empresa, enquanto poucas estão produzindo, isso está gerando gastos desnecessários a empresas, em fim. Vai apontar problemas que devem ser enfrentados pelo seu aluno e afetados na vida de todos. Recomendamos que algumas pessoas que forem demitidas montem um sindicato e compliquem um pouco mais a vida de seus alunos empreendedores.
  • Você vai perceber que os alunos vão aprendendo que são capazes de identificar problemas em uma organização e enfrentá-los. Também será notável o tempo que foi gasto a primeira vez e depois de umas 5 tentativas, tanto por uma empresa, quanto pela outra. (Recomendamos que marque no quadro o tempo de cada empresa, incentivando a competição pelo mercado).

Avaliação:

• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Avaliar no interesse e na dedicação dos que lideram e em perguntas sobre onde podemos identificar os erros, dos que estão sendo liderados. (Recomendamos que essas perguntas sejam feitas no final da atividade, com todos presentes. Em forma de debate).