Colégio Web

Aproximação Inicial:

Publicidade
  • A aula pode ser iniciada com perguntas para atrair o interesse dos alunos: Quais são as maiores empresas? Quem são os donos dessas empresas? Gostariam de ter empresas como essas? Como ter nosso próprio negócio?

Objetivo:

• Destacar a importância de uma empresa na vida das pessoas.
  • Demonstrar os benefícios de ter uma empresa.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de ter o seu próprio negócio.
  • Criar e administrar uma empresa em sala de aula.

Procedimentos:

• Criar um debate em sala de aula, levantando donos de empresas que começaram pobres. Ex. Silvio Santos – dono do SBT, Samuel Klein – dono das casas Bahia, entre muitos outros.
  • Depois, dividir a sala em dois lados, criar duas empresas e deixar os próprios alunos identificarem e escolherem que será o dono desta empresa. Esta escolhe deve ser baseada em características importantes como: Liderança, carisma e espírito de organização.
  • Apresentar um quebra cabeça ou qualquer atividade simples, manual que possa ser feita em sala e que o tempo da atividade possa ser marcado. Ambas as empresas vão fazer a mesma coisa, mas ser o procedimento uma da outra. Recomendamos que uma equipe aguarde em outra sala enquanto a outra executa a atividade e vise-versa.
  • Você, professor, será o acionista das duas empresas e sempre após uma tentativa tanto de uma, quanto da outra empresa você vai se reunir, apenas com o diretor que foi escolhido para essa atividade e apontar alguns problemas: O tempo para montar o quebra-cabeça está muito elevado, precisamos reduzir o tempo de nossa produção. Existem muitas pessoas sem fazer nada na empresa, enquanto poucas estão produzindo, isso está gerando gastos desnecessários a empresas, em fim. Vai apontar problemas que devem ser enfrentados pelo seu aluno e afetados na vida de todos. Recomendamos que algumas pessoas que forem demitidas montem um sindicato e compliquem um pouco mais a vida de seus alunos empreendedores.
  • Você vai perceber que os alunos vão aprendendo que são capazes de identificar problemas em uma organização e enfrentá-los. Também será notável o tempo que foi gasto a primeira vez e depois de umas 5 tentativas, tanto por uma empresa, quanto pela outra. (Recomendamos que marque no quadro o tempo de cada empresa, incentivando a competição pelo mercado).

Avaliação:

• Observar a participação e o interesse dos alunos na aula.
  • Avaliar no interesse e na dedicação dos que lideram e em perguntas sobre onde podemos identificar os erros, dos que estão sendo liderados. (Recomendamos que essas perguntas sejam feitas no final da atividade, com todos presentes. Em forma de debate).

Recomendados para você