Colégio Web

Como motivar crianças a ler e escrever?

Publicidade

 

Crianças são por natureza agitadas e normalmente aprendem as palavras, mas não praticam ler e escrever muito, só quando mandam. Então, como motivar a leitura e escrita nessas crianças? Aqui, você vai ter acesso as melhores dicas para incentivar esses hábitos em uma criança.

A criança precisa de incentivo para ler e escrever

Pais e educadores buscam estimular esse hábito nas crianças, mas muitas vezes, pela resistência delas, eles acabam não insistindo o suficiente para chegar nesse objetivo. Você sabia que colocar a criançada nesse mundo da leitura e escrita não é tão difícil? Vamos entender!

Conheça mais a criança

Criança Ler

Você deve estar se perguntando: Como assim conhecer a criança? É claro que conheço. Então, aí entramos no quesito de descobrir os gostos dela em relação a filmes, games e desenhos, para ter uma noção do gênero que mais atrai essa criança. Logo, você poderá achar conteúdos, tendo ideia do que ela pode gostar. Portanto, bora perguntar o que ela gosta e assim, motivá-la a ler e escrever sobre esses assuntos.

Faça você também!

Sim, você também deve fazer o que deseja que a criança pratique, afinal, hábitos só são hábitos se forem frequentes, portanto, se quer que a criança leia e escreva, seja um exemplo de que isso é bom. Leia para a criança, mostrando a ela que esse é um mundo de fantasias e brincadeiras. Dramatize cenas. Escreva mais, tanto em casa quanto com o educador na sala de aula, sendo assim, os pais podem escrever cartas para a criança e professores nomear objetos e mesas com os nomes. Assim vai ser mais fácil motivá-la!

Improvise um espaço

Criança Escrever

Tudo que gostamos, normalmente, dedicamos um espaço a isso, então, a criança precisa de um lugar onde tenha livros, cadernos de desenho, gibis, lousas e canetinhas para ela se familiarizar com o local e passar mais tempo ali.

Crie, crie e crie

Crie histórias e posteriormente escreva todas para que ela possa ler, conte sobre os personagens que inventou e incentive a criança a fazer o mesmo. Depois dê um papel a ela e peça para que também crie uma historia e seus próprios personagens. Isso aguça ainda mais a imaginação.

Estudos mostram que quanto mais uma criança lê e escreve mais se torna um melhor aluno, melhor ouvinte e interpretador da vida. Então, bora fazer a criançada ler e escrever bastante. Compartilhe para um mundo com mais leitura!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados