Colégio Web

Como ensinar sexualidade nas escolas?

A sexualidade e o ser humano são dois elementos que caminham juntos desde o início. Por isso, é de extrema importância que o assunto seja introduzido aos indivíduos – em sua maioria adolescentes – ainda na escola. Isso porque, muitas vezes, o professor é para o aluno a única fonte de conhecimento pessoal sobre o assunto, já que em muitas casas o assunto é proibido.

O que acontece é que muitos professores não sabem como abordar o assunto sem se sentirem constrangidos ou colocar a matéria de maneira estranha e impessoal demais, ao ponto de os alunos não entenderem.

Se você é um profissional que busca ensinar um pouco mais sobre sexualidade aos seus alunos, continue lendo. Separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis.

Faça com que o assunto seja parte do mundo do aluno

Como ensinar sexualidade nas escolas

Antes de mais nada, é preciso fazer com que o aluno entenda que aquilo que será falado não é um bicho de sete cabeças, mas sim uma parte da vida e do mundo dele. Para conseguir isso, o ideal é que a abordagem na sala de aula seja mais fluida e mais informal. Por exemplo, chamar um especialista para dar palestras sobre o assunto não é uma boa ideia.

Procure promover rodas participativas, debates e metodologias que realmente envolvam o aluno. É importante também, para que o professor se sinta à vontade para abordar o assunto, que o profissional leve o tema sexualidade para assuntos relacionados à matéria e ao cotidiano, de maneira que eles sejam introduzidos naturalmente durante a aula.

Dê ao aluno informações e dados um pouco mais técnicos

Por se um ambiente escolar, além de tratar o assunto de maneira mais leve, o professor também deve levar a sua classe as informações técnicas que normalmente o aluno não tem em casa.

Por exemplo, fale sobre doenças, sobre variedades de métodos preventivos, de liberdade de escolha sexual – é muito importante fazer com todos os alunos se sintam contemplados, e não só os de orientação heterossexual – e os prepare, de certa forma, para uma vida sexual segura. Converse com seus alunos como se estivesse em uma conversa normal e passe as informações necessárias sem que para isso o assunto precise se tornar maçante.

Seja uma pessoa e não uma enciclopédia. Mostre que o que você tem para ensinar é importante para eles, pode ter certeza de que os alunos conseguem sentir isso.

Sexualidade Escolas

Esclareça possíveis dúvidas

Além de ensinar aquilo que precisa ser ensinado, é muito importante que em uma aula sobre sexualidade os alunos sejam ouvidos tanto quanto o professor. Isso faz com que a sala faça parte da aula e realmente se envolva com o assunto.

Por isso, esclarecer todas as dúvidas que podem surgir é de extrema importância. Isso mostra que você não trata um tema como um tabu, como algo errado, mas sim como algo que é natural do ser humano e que faz parte da vida cotidiana de cada um.

Transforme a aula em uma conversa, ouça e escuta. Você verá como o assunto será bem recebido e que nem mesmo você ficará tímido na hora de ensinar os seus alunos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados