Ser professor não é tarefa simples. É um trabalho que acaba indo muito além do ensino da matéria ministrada, pois os professores acabam criando vínculos com cada aluno que veem todos os dias durante as aulas.

Mais ainda, alguns professores se veem de frente com situações difíceis de lidar, como alunos com problemas familiares e, em casos mais graves, alunos que podem ter sido ou ser abusados. E em situações como estas, muitos professores não sabem como agir da maneira correta para ajudar cada aluno da maneira que ele merece.

E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a lidar com estes assuntos da melhor maneira possível, conseguindo fazer uma grande diferença na vida de cada aluno.

Como fazer a diferença na vida de um aluno

Como ajudar cada aluno da maneira que ele merece

Os desafios enfrentados pelos professores, principalmente aqueles que ministram aulas na rede pública de ensino são muitos. Desde falta de infraestrutura até o encontro com violência, pobreza e drogas, os problemas encontrados são diversos. É frente a tudo isso que o educador sente que pode fazer a diferença na vida de cada aluno, buscando por meio da criatividade e da educação oferecer a alunos que enfrentam todo o tipo de problema uma oportunidade de aprender.

Em casos mais graves, os professores se deparam com alunos vindos de famílias completamente desestruturadas e até mesmo alunos vítimas de abusos. Para lidar com este tipo de situação e conseguir fazer a diferença e ajudar o seu aluno, é preciso ter muita calma e muito tato para lidar com o assunto, pois é natural que crianças que sofrem com estas situações sejam mais ariscas e se recusem a tratar do assunto e acabem considerando a figura de um adulto como um inimigo.

A primeira coisa a se fazer é observar os seus alunos todos os dias. Caso perceba comportamentos suspeitos que indiquem algum problema, é muito importante que você, professor, converse com este aluno. Chame-o em particular e aos poucos conquiste a sua confiança para que a criança se sinta a vontade para tratar de assuntos problemáticos com você.

Como ajudar cada aluno maneira que ele merece

A partir do momento em que você conquistar a confiança da criança e mostrar que está ali apenas para ajudar e não para fazê-la sofrer mais, você vai perceber que ela vai contar para você o que aconteceu. É importante que este tipo de conversa sempre seja feito em ambientes tranquilos e seguros, onde não haja a interferência de outras pessoas.

Mantenha-se calmo ao ouvir um relato e busque a direção caso seja necessário. Também é importante contatar a família, caso seja possível, e ter sempre muito cuidado com a criança, buscando sempre protegê-la, pois ela é a parte mais vulnerável de toda essa história.