As crianças e adolescentes de hoje em dia não tem o mesmo respeito que as pessoas da mesma idade de décadas do passado tinham. É uma nova geração, com ideais diferentes, muita tecnologia inserida e pouca vontade de estudar.

Pior que isso, os pais e mães estão trabalhando em tempo integral, tendo pouca participação ativa na educação dos mesmos. Além disso, eles não são tão duros quanto seus pais costumavam ser, ou seja, muitos meninos e meninas estão mimados.

E quem sofre com isso são os professores, pois têm que aguentar estas crianças e adolescentes diariamente, por todo o período matinal. Com isso, os educadores estão com sérios problemas para lidar com eles, e poucos conseguem ganhar o respeito dos alunos.

Dicas para os alunos respeitarem o professor

Para os professores mais antigos, esta nova geração está um caos, mas poucos mudam a forma como tratam os alunos e lecionavam. Em contrapartida, os professores de primeira viagem não sabem como se impor e terem a liberdade para ministrar a aula em paz.

As dicas abaixo podem te ajudar e muito. Seja você experiente ou não, continuar evoluindo é essencial para qualquer profissão, principalmente de educador. Caso tenha dúvidas, queira agregar novas ideias ou discorda do que foi dito, deixe nos comentários!

1# – Cumprir o que prometeu

O grande problema dos professores que não têm pulso firme é ameaçar diversas vezes e não cumprir nenhuma delas. Isso pode ser explicado, pois estas pessoas tem dó de queimar o aluno e prejudica-los, mas é importante cumprir com o que prometeu.

Caso tenha dito que mandará uma advertência para quem conversar, o certo é dar a advertência mesmo! Desta forma, os alunos verão que o professor está falado a verdade e não tem medo de fazer o que disse.

Fazendo algumas vezes, principalmente ao conhecer os alunos e nos períodos críticos, você terá um melhor controle sobre eles. Vale o teste!

2# – Ser consciencioso

Um professor que tem o respeito dos alunos é aquele que se torna um amigo deles. Não confunda amizade com não dar uma nota vermelha! Ser mais próximo dos alunos significa saber lidar quando alguns estão com problemas, tentar ajudar quando a situação estiver feia, oferecer formas honestas de recuperação e assim por diante.

Todos passam por problemas. Não há motivos para tratar os alunos como se não fossem! Se eles perceberem que você se importa, logo, passarão a se importar com você, mesmo que muitos não demonstrem.

Relação interpessoal é assim: tem que saber cultivar!

3# – Explicar todos os pedidos

Há muitos professores que não explicam o que estão pedindo! Isso tira a paciência dos alunos, pois muitos querem entender a razão pela qual ele está tomando tal ação. O grande problema é que os educadores pensam que isso é sinal de poder: “Peço o que eu quiser, e eles acatam”. No entanto, o efeito é reverso!

Os alunos não gostam e criam raiva do professor. Depois, fica difícil reconquistar a simpatia, podendo perder o conforto para sempre!