Colégio Web

África Ocidental

Publicidade

África Ocidental
É a parte oeste do continente africano, alguns dos seus países são: Nigéria, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim. 

Nigéria 
A Nigéria é um país situado no oeste da África, sendo considerado o país mais populoso do continente africano, e com uma população étnicamente diversificada. 

É um país rico em recursos minerais com destaque para o gás natural, ferro e estanho, e com uma facilidade na aquisição de energia elétrica, favorecendo a industrialização. 

A extração de petróleo é uma atividade fundamental para a economia do país, sendo que cerca de 90% das exportações são deste produto. 

O território nigeriano é todo banhado pela bacia do rio Níger, facilitando a prática da agricultura, pois o solo é bastante produtivo, com isso grande parte da população se desloca para a zona rural. 
Libéria 
É um país que sofreu muito com guerras civis, e pela acusação de contrabando de diamantes desviados do país vizinho Serra Leoa. 

As altas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo caracterizam o país como um dos mais pobres da África. 

No ano de 2000, a Libéria se reuniu com a Serra da Leoa e Guiné para discutirem sobre os conflitos que estavam ocorrendo entre eles. Com o tempo, outros países africanos também fizeram intervenções nas negociações. Mas tanto esforço não adiantou nada, pois em 2001, os três países entraram em conflito novamente. 

Com os combates aumentando cada vez mais nos países, prejudicando toda a população, novamente os presidentes dos três países se reuniram e estabeleceram uma convenção de implantação do fechamento das fronteiras, o repatriamento dos evasores e a reativação da união regional.
 
Serra Leoa
Serra da Leoa está entre os países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade infantil e com o menor IDH do mundo. 

Em 1990, o país estava envolvido na guerra civil entre o governo e a FRU (Frente Revolucionária Unida), esta última tinha como auxilio para os combates os diamantes obtidos das minas. 

No ano de 2001, as tropas da ONU invadiram o país causando uma calmaria no território quando um acordo de paz entre o governo e os guerrilheiros foi estabelecido. 

Em 2002, a dídida externa que a Serra da Leoa mantinha foi absolvida em 80% pelo FMI e o restante da dívida foi reescalonada.

Costa do Marfim 
É o país da África Ocidental mais favorecido por bom êxito, devido à sua agricultura, que tem como destaque o cultivo de cacau e café. 

Em setembro de 2002, o país se envolveu em uma guerra civil, devido a sua política com estabilidade condicional, que deixou o país dividido entre os grupos de rebeldes e o governo. 

A industrialização do país está em fase de desenvolvimento, com destaque para os setores alimentícios e têxteis. 

Os recursos minerais mais explorados na Costa do Marfim são: petróleo e o gás natural, atividade que também está em sua fase inicial. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados