Colégio Web

Estrutura

Publicidade

1. Estrutura

Introdução 

É o parágrafo inicial da dissertação que tem a função de apresentar o assunto a ser tratado no texto. No entanto, é preciso tomar cuidado para não iniciar as explicações antes do tempo. As idéias devem ser apresentadas resumidamente na introdução, pois serão detalhadas no desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento 

É o corpo do texto, podendo também ser chamada de argumentação. Todas as idéias apresentadas na introdução serão desenvolvidas nesta parte do texto. 

O desenvolvimento pode ser organizado em vários parágrafos que vão revelar conceitos, raciocínios, exemplos, testemunhos e justificativas que defenderão o seu ponto de vista em relação ao tema proposto. Tome cuidado para não se esquecer de abordar nenhum item apresentado na introdução.

Conclusão 

É o desfecho do texto, é nesta parte que o autor coloca a sua impressão final do conteúdo desenvolvido, e assim como a introdução, a conclusão deve ser breve e resumida. 

Pode-se reafirmar o posicionamento exposto na tese para fechar o texto ou expor as possíveis soluções ou perspectivas para o problema apresentado. 

Portanto, numa dissertação argumentativa, podemos dizer que a introdução é a idéia central (tese) que será discutida nos próximos parágrafos; o desenvolvimento é a argumentação, onde as idéias são discutidas, dando fundamento à tese; e a conclusão é a retomada da tese e dos conceitos discutidos e justificados na argumentação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados