Colégio Web

Entenda a diferença entre “senão” e “se não”

01Hoje falaremos sobre uma dúvida recorrente entre os falantes da língua portuguesa. Trata-se do “senão” e “se não”. Para que a compreensão fique bastante didática, basta que compreendamos as principais funções das duas palavras em questão. Abaixo, algumas situações em que utilizamos o senão.

Publicidade

Conjunção alternativa

O uso do “senão”, por exemplo, deve ser observado quando das situações que envolvem conjunção alternativa, sendo que o “senão” possa ser substituído por “caso contrário”. Exemplo: Devemos acelerar o passo, senão [caso contrário] estaremos todos encharcados daqui a pouco.

Conjunções adversativas

Ou, no caso das conjunções adversativas, quando podemos trocar o senão por “mas”. Observe: Vencemos a batalha diária não por sermos bonitos e brasileiros, senão [mas] por estarmos sempre firmes em nossos objetivos.

Como preposição

Com o significado de preposição, sendo similar às formações “com exceção de” ou “exceto”. Exemplo: Todos foram aprovados com louvor, senão Mariana.

Como substantivo masculino

Enquanto substantivo masculino, quando passa a significar “falha” ou “defeito”. Exemplo: Não localizei um senão em sua apresentação teatral.

E o “se não”?

2O uso do “se não” passa por algumas condições. É o caso de quando a partícula “se” funcionar como conjunção em ritmo condicional e possa ser substituída por “caso”.

Se não tivermos trovões (caso não tenhamos trovões), poderemos usar a quadra.

O outro uso do “se não” pode ser explicado quando o “se” é uma parte integrante e dê condições para que seja trocada por “isso”, “aquilo” ou “isto”.

Questionei se não (perguntei isso) como comprariam logo os ingressos para a copa.

Exercícios

Vamos fazer alguns exercícios para que você treine um pouco mais, as respostas estão na última linha.

Nas frases abaixo, deve-se utilizar se não ou senão ?

1) ______ limpar a cozinha não vai ter como preparar o almoço;

2) Vamos logo _____ perderemos o início do espetáculo;

3) Como estava precisando de recursos extras para a viagem não teve outra opção _______ conseguir um empréstimo no banco;

4) Já disse, _____ estudar corretamente e com frequência, não passará em um concurso.

Respostas:
1) se não – 2) senão – 3) senão – 4)se não

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados