Poder estudar fora é uma oportunidade que não deve ser dispensada, pois é uma experiência única, onde a pessoa vai ter contato com outras culturas, vai poder aprender um segundo idioma, e com certeza vai ser importante para o amadurecimento profissional.

Porém não é tão fácil assim, muitas coisas precisam ser decididas antes de viajar, como o curso, o país, o local, etc., para que o investimento seja válido.

Em outro país você vai ter que aprender a lidar com as diferenças culturais e raciais, mas encare isso como um ponto positivo para a sua carreira.

Antes de escolher o país decida qual curso você vai fazer, mas reflita bem na hora de escolher, e tenha certeza de que não vai se arrepender.

Depois que souber qual curso você quer fazer, pesquise qual país tem as melhores faculdades e cursos na sua área. Pesquise também outros fatores importantes do país como, cultura, como é o curso que você quer neste país, e se os gastos vão valer a pena, é importante saber o clima do país, pois se você precisa estar preparado para encarar as temperaturas frias ou quentes demais.

Para escolher a universidade, não esqueça de verificar se ela é registrada e certificada por órgãos educacionais. Reserve o curso com antecedência, para garantir a sua vaga, e ter tempo para preparar as suas malas, e documentos.

Tudo isso tem que ser analisado levando em conta os seus gastos, você precisa saber o que você pode gastar, pois você além de ter que reservar dinheiro para as passagens, hospedagem, cursos, alimentação, transporte, você terá que ter um dinheiro a mais para passar o dia-a-dia, e também para sair e conhecer mais o país.

Quando for procurar um local para se hospedar também deverá analisar alguns pontos. O lugar tem ser confortável, seguro, que tenha possibilidade de refeições, e com um preço acessível ás suas condições. Existem várias alternativas de lugares para se hospedar, algumas casas de família alugam quartos, incluindo refeições, e se caso não goste da casa pode solicitar a mudança de local. Há também quartos estudantis, onde você dividirá o quarto com outro estudante.

Você pode contratar o serviço de uma agência para auxiliá-lo a fazer todas estas escolhas, muitas vezes é a melhor opção, pois a agência irá te dar opções dos lugares mais confiáveis pra poder se hospedar, estudar, etc. Como isso, vai ser mais simples decidir tudo, pois você terá ajuda desde a hora de escolher o curso até na sua acomodação. E até quando você já estiver em outro país, à agência continuará te auxiliando, caso ocorra algum problema.