Colégio Web

Dia Universal do Palhaço – 10 de dezembro

Dia celebra a importância destes marcantes personagens.

Publicidade

A palavra Palhaço é derivada do italiano paglia, que significa palha, o que era um material utilizado no revestimento de colchões diversos. Este é um nome que começou a ser utilizado devido a primitiva roupa deste cômico que era realizada no mesmo pano e revestimento de colchões. Os tecidos grossos e listrados, além de afofados em partes mais salientes do corpo com palha, tornando a pessoa um verdadeiro colchão ambulante.

dia-universal-do-palhaco

Esta roupa era feita desta forma pois os animadores que se vestiam assim caíam, saltavam e tripudiavam e por isso poderiam se machucar, o que era um facilitador na hora de suas apresentações. Cada ator desenvolve um estado pessoal de palhaço, e estas características são particulares e individuais conforme cada um deles.

Existem relatos de figuras semelhantes a palhaços desde o ano de 2500 a.C no Egito Antigo, e são encontradas ao longo da história uma série de referências sobre o assunto. A arte de se fazer rir quatro mil anos atrás funcionava, por isso acredita-se que este profissional é uma importante figura social, muitas vezes estando ao lado de quem é mais necessitado.

Curiosidades sobre a data

Anualmente a data é celebrada no dia 10 de dezembro de 2016. Esta foi uma data criada para homenagear os profissionais que acabaram ficando populares através das suas participações nos circos, afinal, os circos sem palhaços não são em nada divertidos.

Aqui no Brasil por exemplo, temos o país que talvez tenha alguns dos palhaços mais famosos do mundo, entre eles o palhaço Carequinha, Bozo, o palhaço Pimentinha, o Picolino, entre outros personagens.

dia-universal-do-palhaco-2

Um dos nomes mais expressivos de toda a história neste ramo foi o de Charlie Chaplin, conhecido como Carlitos, um dos artistas mais importantes para que esta cultura fosse disseminada, e até mesmo um dos artistas mais famosos e mais importantes da época do cinema mudo.

A origem da data no Brasil começou em 1981 através de uma iniciativa do Abracadabra Eventos, na cidade de São Paulo. Esta é uma data que hoje é celebrada em todos os estados brasileiros, independente de ser eles por palhaços circenses ou até mesmo por populares palhaços de rua, que trazem a alegria e o fascínio nas crianças, principalmente de periferia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados